Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor recebe médicos intercambistas do Programa Mais Médicos

Reitor recebe médicos intercambistas do Programa Mais Médicos

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na tarde desta quinta-feira (31), os 27 médicos cubanos que chegaram ao Piauí, no último dia 26 de outubro, para integrar a equipe do Programa Mais Médicos, no Estado. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, onde o reitor deu as boas-vindas ao grupo.

Na oportunidade, o reitor destacou a preocupação da universidade em colaborar com o programa. "Considero de fundamental importância a colaboração da UFPI no processo de desenvolvimento desse programa. Entendemos que as demandas da população, no quesito saúde, são grandes. Por isso, a universidade, por meio dos tutores, irá treinar e acompanhar esses médicos, a fim de que eles possam exercer com êxito o trabalho nas comunidades", disse José Arimatéia.

Prof. Dr. José Arimatéia recebe médicos cubanos no Salão Nobre da Reitoria

Ao todo, 46 médicos, dentre estrangeiros e brasileiros, estão no Piauí para atuar no Programa Mais Médicos. A primeira equipe chegou ao Estado em setembro e, desde outubro, já atua em municípios piauienses. O grupo recém-chegado deve começar as atividades ainda no mês de novembro, em mais 16 cidades: Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio e Miguel Alves. Com isso, todas as regiões do Piauí passam a ser atendidas pelo programa.

Médicos intercambistas se apresentam ao reitor da UFPI

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Dorcas Costa, que integra o grupo de tutores da UFPI, os médicos estarão integrados às equipes do Programa de Atenção Básica a Saúde e mensalmente serão supervisionados. "Um supervisor do Ministério da Saúde deve visitar uma vez por mês essas equipes, com o intuito de fazer um levantamento do trabalho que vem sendo desenvolvido bem como diagnosticar as principais demandas, em termos de saúde, das comunidades atendidas pelo programa", explica.

Os médicos intercambistas terão carga horária de 40 horas semanais, sendo 32 horas de atendimento à comunidade e oito horas dedicadas ao estudo. Além de assistirem aulas por meio de satélite, irão receber tablets contendo documentos e informações básicas para o trabalho. Além disso, os profissionais receberam dados sobre medicamentos, prescrição médica e o funcionamento da rede de distribuição de remédios.

José Ivo Pedrosa, coordenador do grupo de tutores da UFPI, destacou que o intercâmbio possibilitará a troca de experiências entre os profissionais. "Vamos acompanhar e orientar o trabalho de vocês, mas tenho certeza de que temos muito que aprender também", disse.

O coordenador enfatizou ainda que os tutores terão a missão de avaliar o trabalho dos médicos intercambistas no sentido de verificar o cumprimento da carga horária, bem como as melhoras que o trabalho destes profissionais provoca na comunidade. "Nosso trabalho não será de fiscalização do trabalho deles, até mesmo porque todos são profissionais capacitados para atuar na medicina. No entanto, mensalmente teremos que validar a bolsa desses médicos, mediante o cumprimento de suas obrigações. Caso as expectativas não sejam atendidas, a bolsa do médico não será validada e ele será desligado do programa", diz José Ivo.

Prof. Dr. José Ivo dá boas-vindas aos médicos cubanos

Segundo o intercambista Félix Carlos, que vai trabalhar no município de Parnaíba, o grupo chega ao estado com o objetivo de se doar à comunidade e contribuir com a melhora na saúde. "A medicina tem uma linguagem única. Tenho certeza de que todos aqui poderão compreender bem os pacientes e ajudar no que for preciso".

Félix Carlos vai atuar no município de Parnaíba