Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de criação do Curso Tecnólogo em Agroecologia é apresentado ao Reitor

Projeto de criação do Curso Tecnólogo em Agroecologia é apresentado ao Reitor

Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 13h14

O Reitor Gildásio Guedes recebeu na manhã desta quinta-feira (04), a Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Tâmara Muniz; o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Francisco Edinaldo Mousinho; e docentes do EBTT, para tratar sobre o projeto do Curso Tecnólogo em Agroecologia, o primeiro em nível superior do CTT.

acroecologia 25

Reunião para apresentação de projeto do primeiro curso em nível superior do CTT

O Projeto Pedagógico do novo curso já está aprovado e foi entregue durante a reunião para o Reitor, que destacou a importância do trabalho desenvolvido no CTT na formação de profissionais, esclarecendo, ainda, dúvidas quanto ao formato e conteúdo do novo curso. "A oferta desse novo curso possibilita ainda mais a ampliação de qualificação profissional por meio dos nossos cursos".

Segundo o Diretor do CTT, o projeto de criação do curso teve início em 2018 e a Comissão responsável finalizou recentemente o Projeto Pedagógico. “Foi realizada ontem reunião com o Conselho Superior do CTT para tratar da aprovação do projeto do curso, que foi aprovado com unanimidade e agora anexaremos ao processo a ata da reunião e a minuta do PPC para que possa então ser dada a tramitação na Universidade, com aprovação pelo CEPEX e assim podermos disponibilizar o curso no SISU ano que vem”, destaca Francisco Mousinho.

acroecologia 9

Diretor do CTT, Francisco Mousinho

O Diretor frisou também que a proposta do CTT é dar continuidade ao apoio de criação de novos cursos, inclusive em outras áreas, como informática e saúde. Estão em andamento, os projetos de criação dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Agente Comunitário em Saúde.

acroecologia 13

Coordenadora do curso, Cristiane Lopes

O curso visa atender o mercado crescente na área de Agroecologia. “Trata-se de uma graduação em nível tecnólogo, voltada para o mercado de trabalho, com foco na formação de profissionais e com duração menor em comparação aos cursos de bacharelado ou licenciatura. O Curso Tecnólogo em Agroecologia terá duração de três anos e meio, o que possibilita que o aluno chegue ao mercado de trabalho em um tempo menor. Além disso, o curso será concentrado em um turno único, a tarde, facilitando que esse aluno consiga cumprir a carga horária e conclui-lo. Serão oferecidas 50 vagas por período”, explica a coordenadora do curso, Cristiane Lopes.

acroecologia 12

Reitor e Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz

A Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz, destacou que as instalações a serem utilizadas e o corpo docente do curso são do próprio CTT, que conta com 90% do corpo docente formado por doutores. "Dessa forma, após aprovação pelo CEPEX o curso já possui todas as condições para ser iniciado", finaliza.

O profissional tecnólogo em Agroecologia está capacitado para planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, tornando-se essencial nos dias atuais.