Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI2021 celebra 30 anos de iniciação científica na Universidade

SIUFPI2021 celebra 30 anos de iniciação científica na Universidade

Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h26

SIC.png

O XXX Seminário de Iniciação Científica (SIC) fará parte da edição de 2021 dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), maior evento acadêmico da Universidade, que ocorre de 29 de novembro a 3 de dezembro. As atividades do XXX SIC ocorrem na segunda (29/11) e terça-feira (30/11) e vão contar com palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações e premiações de trabalhos. Em 2021, o SIC será ainda mais especial por celebrar 30 anos de iniciação científica na UFPI.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), o Seminário vai trazer temáticas relevantes e atuais no campo da pesquisa científica, como a situação da pesquisa durante a pandemia e a preocupação com o plágio na pesquisa científica. A Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga, coordenadora do XXX SIC, ressalta o simbolismo da data e a importância da participação. “São três décadas de Iniciação Científica na Universidade. Um grande marco que vamos comemorar com uma programação especial e debates para enfatizar a importância da Iniciação Científica no despertar para a vocação da pesquisa no universo acadêmico", ressalta.

Palestras: No dia 29 de novembro à tarde, haverá a palestra “Transferência de Tecnologia: Regulação, Desafios e Oportunidades”, ministrada pela Profª. Mônica Felts, da Universidade Federal de Pernambuco. “Vamos trabalhar muito esse tema, então trouxemos também uma palestrante externa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que vai trazer essas questões das transferências tecnológicas, quais os desafios, como o professor retira a sua pesquisa da bancada e leva pro mercado, como ajudar esse professor a identificar o potencial para transferir, a utilidade e a aplicabilidade prática clara”, concluiu a coordenadora Keylla Urtiga.

Para abrir as atividades da terça-feira, dia 30 de novembro, será realizada a palestra sobre “A Iniciação Científica na UFPI: 30 anos de sucesso e transformação”, ministrada pela Professora Rosa Ester Rossini, docente da Universidade de São Paulo, (USP), que já recebeu o título Honoris Causa pela UFPI. Ela irá falar sobre o sucesso e a transformação que a iniciação científica provocou em toda a comunidade. A palestra inicia às 8h30.

Mesa-Redonda: Às 9h35, na terça-feira, ocorre uma mesa-redonda em conjunto com a PRPG sobre “A Prática da atividade de trabalhos de pesquisa em um cenário remoto: perspectivas e desafios”. Durante a atividade, professores de outras instituições irão discutir os tipos de pesquisa conduzidos durante a pandemia e quais foram os impactados da adaptação para o formato on-line. A mesa-redonda será mediada pela Professora Keylla Urtiga.

Minicursos: Ainda na terça-feira, a partir das 10h, começam os minicursos ofertados pelo XXX SIC. As atividades acontecerão em forma de oficinas com exemplos práticos e contarão com temas como “Plágio na pesquisa científica”, “Recursos didáticos e tecnológicos no ensino e na aprendizagem: conceitos e práticas” e “Escrita acadêmica na/para pesquisa de iniciação científica júnior”.

Informações sobre inscrição nos minicursos e a programação completa do XXX SIC serão anunciadas em breve no site do SIUFPI 2021.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

Sobre a certificação, os participantes dos seminários de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberão seus certificados pelo Sigaa. As inscrições no SIUFPI2021, ocorrem de 8 a 29 de novembro, no site do evento.