Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2021: Internacionalização da pós-graduação é destaque no V Ciclo de Palestras da PRPG

Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h27

CP-PRPG.png

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) irá lançar na próxima semana a programação do V Ciclo de Palestras da PRPG, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 03 de dezembro, dentro do evento Seminários Integrados da UFPI 2021 (SIUFPI 2021).

O V Ciclo de Palestras da PRPG terá conferência, palestras e mesas-redondas que tratarão de temas como internacionalização da pós-graduação, pesquisa e inovação, extensão na pós-graduação, programas e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os avanços e perspectivas da pós-graduação na UFPI. O evento terá, ainda, as solenidades do Programa de Professor Sênior - ProSênior/UFPI e de entrega do prêmio UFPI de Dissertação e Tese “Prof. Dr. Benedito Borges”.

A Presidente da CAPES, Cláudia Mansini Queda de Toledo, Diretora de Relações Internacionais da CAPES, Lívia Palli Palumbo e os professores Luís Carlos Nacul do Canadá e Eliana Lacerda de Londres estão confirmados para o V Ciclo. O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) também estará representado no evento.

Segundo a Pró-reitora da PRPG, professora Regilda Moreira-Araújo, o Ciclo será um momento de divulgação das pesquisas e da atuação dos PPGs, troca de conhecimentos e experiências, dirimir dúvidas e buscar soluções para problemas comuns, além de estabelecer possíveis parcerias e colaborações. Ela destacou, ainda, que a comunidade externa será alcançada com o evento. “Poderá conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Pós-Graduação da UFPI e a experiências de outros países, pesquisas aplicadas e que visam beneficiar a todos. Também será uma oportunidade das pessoas que querem cursar uma pós-graduação obterem informações”, frisou.

Abertura - A solenidade de abertura do V Ciclo de Palestras da PRPG terá início às 14h do dia 29/11/2021. Após os pronunciamentos das autoridades, será realizada a conferência de abertura “A internacionalização da Pós-Graduação”, com a conferencista Lívia Palli Palumbo, Diretora de Relações Internacionais da CAPES, sob a presidência da professora Regilda Moreira-Araújo, Pró- Reitora da PRPG.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 08 a 29 de novembro. Nesse link também podem ser encontrados os editais para submissão de trabalhos, além de detalhes da programação.