Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário da Residência Pedagógica integram o SIUFPI 2021

Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h27

Acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro de 2021 o VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e o III Seminário da Residência Pedagógica (SERP), com o tema “Iniciação à Docência em contexto de pandemia: Ações do PIBID e Residência Pedagógica em Formato Remoto. Os eventos serão realizados de maneira on-line, como parte dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2021), abertos ao público de outras instituições e com certificado de 20 horas. A programação completa dos eventos e detalhes das inscrições estão disponíveis no site do SIUFPI.

Durante o primeiro dia dos Seminários, serão realizadas apresentações de trabalhos via Google Meet, mesas-redondas e diversas oficinas pedagógicas, com limite de 80 inscritos por atividade. No segundo dia, a programação terá início com a continuação das oficinas, durante a manhã, e à tarde acontece a Conferência de Encerramento, com o tema “Formação de professores e o processo argumentativo”, transmitido pelo canal do PIBID e RP no Youtube. A programação será finalizada com depoimentos dos discentes bolsistas sobre os desafios e aprendizagens dos Programas em formato remoto.

A Profa. Maria de Nazareth Fernandes Martins, coordenadora institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), afirma que o objetivo da programação é “fortalecer os espaços formativos de iniciação à docência, criados pelo Programa e pela Residência Pedagógica (RP), realizados em parceira com escolas públicas de Educação Básica, que ocorrem por meio remoto, emergencialmente”. Segundo a coordenadora, o evento é útil ainda para divulgar o conhecimento produzido por alunos e professores envolvidos nos programas. “Os eventos evidenciam as aprendizagens produzidas por discentes das licenciaturas e professores do Ensino Superior da UFPI, como também dos professores da Educação Básica, na realização da docência em formato remoto”, afirma Nazareth.

Durante os dois dias de eventos, os participantes contarão ainda com apresentação de trabalhos dos bolsistas dos dois programas na forma de comunicação oral, com algumas atividades exclusivas para bolsistas dos Programas da UFPI. O prazo para submissão de trabalhos vai até dia 20 de novembro pelo site do SIUFPI.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Neste terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 8 a 29 de novembro.