Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XI SEMEX e VIII Mostra de Comunidades debatem avanços e desafios da extensão diante de novas tecnologias

Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 08h18

SEMEX_2.png

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prexc) da UFPI promove no dia 1º de dezembro as atividades do XI Seminário de Extensão e Cultura (Semex) e da VIII Mostra de Comunidades da UFPI. Os eventos serão transmitidos no formato remoto em plataformas digitais a serem divulgadas.

Realizado anualmente como parte da programação do SIUFPI, o SEMEX é uma oportunidade para que coordenadores de projetos de extensão, bolsistas e alunos possam exibir os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2021. De acordo com Déborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, e coordenadora do SEMEX, o  seminário é o principal evento de extensão da UFPI.

“Esse ano, quebrando o protocolo, abrimos o seminário não apenas aos estudantes, bolsistas e professores da nossa Universidade, mas também para alunos de outras instituições. Então, alunos e professores de fora que queiram apresentar trabalhos de extensão na UFPI terão a oportunidade para fazê-lo", explicou. "Alunos e professores que, independentemente da área de conhecimento, desenvolveram algum projeto de extensão, estão convidados a submeter trabalhos", destacou Dettmam.

Nesta edição, o evento amplia debates sobre os impactos do fazer extensionista da modalidade on-line, adaptação necessária para seguir realizando os projetos e se relacionando com a comunidade devido à Covid-19.

Programação XI SEMEX - A conferencia de abertura do Semex será conduzida por Déborah Dettmam, que também é coordenadora geral do SIUFPI2021, no dia 1° de dezembro, às 9h, e vai abordar o tema central do Seminário “Avanços e desafios da extensão diante de novas tecnologias”. O evento terá transmissão online. Ainda na parte da manhã, a partir das 10h, vão ser apresentados painéis de debates com temáticas diversas, como "As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino", "Simulação do Ensino Médico” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem SIGAA: Usos e Possibilidades na Formação do Educador do Campo", com participação por google meet.

Ainda no dia 1°, durante o turno da tarde, serão realizadas as apresentações orais de trabalhos, com palestra de abertura às 14 horas, com a presença de dois avaliadores que vão acompanhar em salas meet que serão divididas em áreas da Saúde, Tecnologia, Humanidades e Educação, Arte e Cultura, e Ciências Naturais e Agrárias.

Submissão de trabalhos - Para os que desejarem enviar trabalhos, o prazo para a inscrição segue até dia 11 de novembro. O edital e a plataforma para submissão estão disponíveis no site do SIUFPI2021. Já para os alunos que quiserem participar como ouvintes, será possível se inscrever a partir do dia 8 de novembro. A organização do evento vai fornecer certificado de 20 horas.

MOSTRA_DE_COMUNIDADES_2.png

VIII Mostra de Comunidades

A VIII Mostra de Comunidades também é parte integrante dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) 2021. No dia 1º de dezembro, das 15h às 18h, vai ser realizada a exposição dos vídeos cadastrados no evento. Os programas e projetos que irão participar poderão enviar vídeos com duração de até cinco minutos. O arquivo não poderá exceder o tamanho de 500 MB e deverá trazer o título, nome do coordenador, local de realização extensionista, nome dos participantes e estar obrigatoriamente no formato mp4, conforme o edital presente no site SIUFPI2021.

Os vídeos enviados para a VIII Mostra de Comunidades estarão disponíveis no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (@prexcufpi), para visualização e votação, com a premiação dos melhores trabalhos no dia 3 de dezembro.

A programação completa do XI Semex e da VIII Mostra de Comunidades estará detalhada em breve no site do SIUFPI2021.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, de 29 de novembro a 3 de dezembro, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Neste terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 8 a 28 de novembro. Nesse link, também podem ser encontrados os editais para submissão de trabalhos, além de detalhes da programação em breve.