Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI analisa proposta de adesão ao Programa Nacional de Administração Pública/ ENAP em Rede

Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 12h32

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) reunião entre o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Superintendente dos Recursos Humanos, Isidro Fortaleza; os representantes da SRH/UFPI, Suze Aragão e Ulisses Meireles; e Rita Marcondes, coordenadora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap/RJ), que participou via videoconferência, para tratar sobre a proposta de adesão da UFPI ao Programa Nacional de Administração Pública/ ENAP em Rede.

ENAP REUNIAO 4

Reitor, Superintendente e representantes da SRH participaram da reunião

Criada em 1986, a Enap tem como missão transformar a administração pública em competência, conhecimento, inovação, atitude, resultado e valor, oferecendo cursos de qualificação. A Escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com o objetivo de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.

Durante a reunião, Rita Marcondes explicou como funciona o Programa, que atualmente possui 49 instituições parceiras em 24 estados do país, destacando o papel da Enap no sentido de inovar a cultura da administração pública e de acelerar a transformação no ensino, na gestão organizacional, e também digital, social ou econômica.

ENAP REUNIAO

Reunião aconteceu de forma híbrida. Principais pontos do Programa foram apresentados

“O Programa Enap em Rede visa, por meio das parcerias, potencializar o desenvolvimento e a capacitação da administração pública. O primeiro passo para a adesão ao Programa é a formalização através de um Acordo de Cooperação Técnica assinado pela instituição parceira e a Enap. Será enviada uma minuta do Plano de Trabalho para análise e caso decidam integrar o Programa, será disponibilizado o documento para assinatura do Reitor e do presidente da Enap formalizando a parceria”, afirma.

Segundo a Coordenadora, o Programa oferece cursos presenciais prontos e montados para as instituições parceiras, para serem realizados na própria instituição, evitando assim, custos adicionais com deslocamento e hospedagem de servidores para realização de capacitação. “Os servidores das instituições parceiras fazem os cursos oferecidos pela Enap sem custos, além disso, não precisam passar por uma seleção, visto que já possuem a vaga garantida, pois a instituição parceria possui um percentual de vagas disponível”, explica.

Segundo o Reitor, a proposta será analisada para assim ser definido juntamente com a Superintendência de Recursos Humanos da UFPI a adesão ao Programa. O Superintendente da SRH acredita que a partir do início do próximo ano, caso tudo corra bem, já será possível iniciar as turmas.

Para mais informações sobre a Escola Nacional de Administração Pública e os cursos oferecidos, acesse aqui.