Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI2021: Conheça destaques da programação do II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos

Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 08h51

destaque_13x_1.png

O II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI (SIPECT) fará parte da edição de 2021 dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), maior evento acadêmico da Universidade, que ocorre de 29 de outubro a 3 de dezembro. As atividades do II SIPECT ocorrem na sexta (03/12) com solenidade de abertura, palestra e minicursos.

O principal objetivo do II SIPECT é oportunizar à comunidade acadêmica conhecer as principais realizações do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade. Os docentes e discentes dos colégios técnicos da UFPI de Teresina, Floriano e Bom Jesus irão apresentar ações produzidas durante o ano e discutir temas relevantes para formação dos profissionais.

Abertura - A solenidade de abertura II SIPECT será on-line na sexta-feira, 3 de dezembro, às 8h, e contará com a participação da Superintendente do EBTT, Virgínia Muniz. Além disso, a cerimônia terá a presença dos diretores e representantes da comissão executiva do seminário, formada por representantes dos três colégios técnicos da UFPI. O link da transmissão será disponibilizado em breve.

Após a abertura, ocorrerá a palestra “Educação e Cidadania: o Projeto que nós propomos para a sociedade”, com o objetivo de instigar a proposição de medidas que possam efetivamente mudar a realidade atual. A apresentação contará com a particpação dos professores palestrantes Sérgio Claudino Loureiro Nunes (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Unidade de Lisboa/IGOT- UL) e Raimundo Lenilde de Araújo (UFPI). A previsão de início é para as 8h30 e terá a mediação do professor José Valdemir dos Reis Júnior.

Minicursos - Ainda na sexta-feira, a partir das 10h, o SIPECT vai promover doze minicursos simultâneos em diversas áreas. Serão abordados temas como primeiros socorros, ensino de idiomas, prevenção do suícidio, o uso dos livros didáticos no novo ensino médio, o ensino da física aplicado no dia a dia, como fazer a manutenção de computadores, entre outras temáticas. Com oferta de 80 vagas em cada minicurso, as atividadades serão desenvolvidas por plataforma virtual. Informações sobre incrição nos minicursos serão anunciadas em breve.

Para a superintendente Virginia Muniz, o destaque da programação do II SIPECT é a qualidade técnica do trabalho desenvolvido pelo Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade, bem como a discussão de temas atuais, sobretudo a retomada da vida após o isolamento social. “Considerando que esses dois anos modificaram por completo as rotinas de ensino e eprendizagem dos nossos alunos, o importante agora é retomar o processo com uma linguagem que os motive”, esclarece.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Neste terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 8 a 28 de novembro. Nesse link, também podem ser encontrados os editais para submissão de trabalhos, além de detalhes da programação em breve.