Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ‘A UFPI se reinventa para enfrentar tempos desafiadores’, diz Gildásio ao ser homenageado

Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 08h41

WhatsApp_Image_2021-10-26_at_15.02.54.jpeg

Reitor Gildásio Guedes é agraciado com 'Medalha Fávila Ribeiro' do TRE-PI

Na tarde desta terça-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu a mais importante comenda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. A Medalha Fávila Ribeiro, honraria que leva o nome de um dos mais destacados estudiosos do direito eleitoral na história do Brasil, objetiva agraciar membros da sociedade civil que contribuem com o bom desenho da justiça eleitoral. Em solenidade na sede do Tribunal regional Eleitoral (TRE), Gildásio falou em nome dos seis agraciados e destacou especialmente o papel da UFPI no estado, como formadora de capital humano fundamental para a transformação econômica e social. O reitor disse que a UFPI é um marco na história do Piauí e precisa ser inovadora para enfrentar os novos tempos.

“Nosso grande objetivo agora é reinventar a Universidade, para que ela seja competitiva nesses tempos tão desafiadores”, disse. “Nosso grande objetivo agora é reinventar a Universidade, para que ela seja competitiva nesses tempos tão desafiadores”, disse. “Estou feliz com essa Medalha, porque sei que muito da homenagem que recebo tem um valor institucional, pela minha condição de reitor da UFPI”. Ele lembrou que todos os seis homenageados são egressos da Universidade: além do próprio reitor, os secretários Osmar Júnior e Florentino Neto; o coronel Renato Vieira; a historiadora Antônia Valtéria; e o juiz Raimundo José de Macau Furtado.

homenageados.png

Cinco nomes são condecorados com comenda da Justiça Eleitoral do Piauí

Durante a ocasião, estiveram presentes, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador José James Gomes Pereira; o Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargador Erivan José da Silva Lopes. A solenidade também contou com a presença dos demais membros da corte eleitoral piauiense e os cinco homenageados com a entrega da medalha.

Conduzindo a homenagem, o Desembargador José James Gomes Pereira ressalta que a outorga da medalha decorre do sentimento de gratidão em relação às contribuições sociais dos agraciados. “Não só em termos da justiça eleitoral, os homenageados têm relevante papel na construção da democracia”, pontuou.

O professor Gildásio Guedes destacou ainda a importância da sociedade sonhar e lutar por seus sonhos. E disse que a UFPI segue apostando nos sonhos, “com os pés no chão da realidade”. Entre os novos projetos sonhados pela Universidade, citou o Centro Oncológico do HU-UFPI, o Parque Ambiental no campus da Ininga e o Parque Tecnológico, a ser instalado na avenida Ulysses Marques.

“Queremos ajudar o Piauí a construir um novo futuro. Um futuro glorioso, e para todos”, finalizou.

Confira a solenidade na íntegra.