Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Faculdade de Medicina da UFPI recebe homenagem em sessão especial da APL

Faculdade de Medicina da UFPI recebe homenagem em sessão especial da APL

Última atualização em Sábado, 23 de Outubro de 2021, 13h02

MESA_GG_e_VV.PNG

Os 53 anos de fundação da Faculdade de Medicina da UFPI foram homenageados em sessão especial on-line da Academia Piauiense de Letras (APL) na manhã deste sábado (23), como parte das comemorações pelo cinquentenário da UFPI em 2021. A homenagem à Medicina compõe um conjunto de sessões especiais em referência às faculdades históricas que formaram a Universidade Federal do Piauí.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da APL, acadêmico Zózimo Tavares. “Dedido esta sessao de hoje à memória dos que fizeram a Faculdade de Medicina e tambem à dedicação dos que continuaram e continuam esta magnífica obra”, disse.

O orador da sessão solene foi o professor, acadêmico e ex-reitor, Anfrísio Lobão. Ele ministrou a palestra “UFPI: História do Curso de Medicina”, em que  apresentou o contexto de criação da Faculdade em 1968. Relembrou esforços de políticos, profissionais médicos e dos primeiros docentes a compor o curso. Falou também da importância da criação do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em 1941 - o primeiro hospital escola para acadêmicos de Medicina da UFPI e também da relevância do Hospital Universitário da UFPI, que ampliou a formação especializada dos médicos pela oferta de residências em diversas áreas da Saúde. “Em mais de 5 décadas, a nossa vitoriosa escola diplomou quase 3 mil médicos, elevando a qualidade da assistência médica praticada no Piauí, transformando o estado em polo regional de referência em saude", declarou.

gg_APL.PNG

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Presente à solenidade, o Reitor Gildásio Guedes disse que a UFPI sente orgulho de ter a Faculdade de Medicina como uma das instituições-embrião da Universidade, que sempre  prestou relevantes servicos à assistência de saúde do Piauí. Afirmou ainda que a intenção para os próximos anos é dotar o Hospital Universitário da UFPI de uma ala de Oncologia. “Essa sessão é uma homenagem que reafirma nossos sonhos de um Piauí melhor e de um povo bem mais assistido na área da saúde. Só tenho que agradecer a todos”, disse Guedes.

VC.PNG

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Ex-diretor do CCS e docente do Curso de Medicina, o vice-reiror Viriato Campelo fez um discurso que ressaltou o papel histórico da Faculdade, mas que também chamou a atenção para desafios atuais, como a interiorização de médicos no Piauí e fortalecer a atenção primária em saúde para descongestionar os atendimentos em Teresina. “ A meta é seguir com formação de máxima qualidade em nosso curso, mas também ajustar essa formação para que os profissionais estejam ao máximo sintonizados com as demandas da saúde do nosso estado”, afirmou.

Participaram também da sessão especial em homenagem à Faculdade de Medicina, os diretores do CCS, Arquimedes Cardoso e Carla Leite; o superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes; coordenadores de cursos de Medicina da UFPI, representantes de entidades médicas, acadêmicos da APL, além de professores da Universidade.

Série de homenagens - Em 6 de novembro, haverá a última sessão especial em celebração às faculdades que formaram a Universidade Federal do Piauí, com solenidade em homenagem à Faculdade de Administração, fundada no final dos anos 1960 em Parnaíba. A APL realizou, no início de março, uma sessão para homenagear os cinquenta anos da Universidade Federal do Piauí. No programa de celebrações, foram homenageadas a Faculdade de Direito (FADI) fundada na década de 1930, a primeira escola de ensino superior no Piauí. Em agosto, foi homenageada a Faculdade Católica de Filosofia (FAFI), inaugurada no final da década de 1950. A Faculdade de Odontologia do Piauí, do final dos anos 1960, foi homenageada em setembro.