Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminários Integrados da UFPI 2021 começam dia 29 de novembro

Seminários Integrados da UFPI 2021 começam dia 29 de novembro

Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 21h20

destaque3x.png

O maior e mais importante evento acadêmico da UFPI, os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI-2021), irão ocorrer de 29 de novembro a 3 de dezembro. Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Neste terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

Segundo a coordenadora-geral do SIUFPI-2021, Déborah Dettmam, a escolha do tema foi pensada para refletir sobre as mudanças necessárias na fase de retomada gradual e segura das atividades acadêmicas presenciais na Universidade no contexto da pandemia da covid-19, “A covid-19 tirou os estudantes da Universidade, então a nossa preocupação é pensar estratégias que podem auxiliar os alunos na reintegração ao ensino presencial”, explicou a pró-reitora de extensão e cultura.

O SIUFPI apresenta as realizações da comunidade acadêmica nas grandes áreas que sustentam o fazer da universidade: ensino, pesquisa, extensão, arte, cultura e assistência estudantil, de forma integrada no contexto de um evento de grande magnitude. Será um momento em que a comunidade ufpiana apresentará as ações produzidas durante o ano. Com intensa programação, o evento contará com centenas de conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, que divulgam os milhares de trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos, servidores e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos.

Em 2021, compõem o SIUFPI o XXX Seminário de Iniciação Científica (PROPESQI), XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROPESQI), o V Ciclo de Palestras da PRPG, o XI Seminário de Extensão e Cultura (PREXC), VIII Mostra de Comunidades (PREXC), VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID), III Seminário de Residência Pedagógica (SERP/PIBID), o II Seminário de Ensino de Graduação (PREG) e o II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI (EBTT/ SIPECTUFPI) .

Inscrições - As inscrições para o público geral começam no dia 8 de novembro e seguem até 28/11 no site do SIUFPI 2021, onde também são publicados os editais para submissão de trabalhos além de detalhes da programação.

As submissões de trabalhos vão ser distribuídas em modalidades como submissão de pôsteres, resumos expandidos, vídeos de performances artístico-culturais, vídeos de mostra de comunidade e comunicação oral. Os melhores trabalhos serão premiados.

É importante ressaltar que as pessoas que vão submeter trabalhos também precisam se inscrever como participante do SIUFPI 2021 no site do evento para que possam receber certificação dupla:  de submissão de trabalho e de participação nos Seminários.

As transmissões das solenidades de abertura e de encerramento e de premiação serão realizadas pela Canal da UFPI TV no You Tube.