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Projeto Formação de Educadores visita São João da Varjota

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Ipiranga, na Escola Municipal Liberato Vieira, na comunidade Brejo da Fortaleza, promoveu no dia 24 de outubro, visita de intercâmbio à Escola Família Agrícola Dom Edilberto II (EFADE), no município de São João da Varjota - PI.

Durante a atividade, os professores, alunos e pais da Escola Municipal Liberato Vieira puderam conhecer os espaços e as experiências educativas desenvolvidas pela EFADE voltadas ao desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que fomentem novas alternativas de convivência com o semiárido.

Um dos objetivos do intercâmbio foi ampliar o olhar de educadores, educandos e pais quanto às possibilidades de desenvolvimento de propostas educativas voltadas para o reconhecimento dos saberes e das potencialidades locais, assim como, o desenvolvimento de conhecimentos que fomentem a construção de alternativas sustentáveis para o semiárido piauiense. Além disso, foi uma forma de motivar o grupo de professores e alunos quanto à viabilidade e a importância dos projetos educativos contextualizados para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O projeto de formação de educadores no contexto do Semiárido está sendo desenvolvido na Escola Municipal Liberato Vieira, desde agosto/2012, tendo como objetivo contribuir na formação crítica dos educadores através da reflexão crítica sobre o contexto sociohistórico e cultural visando à reorientação do currículo escolar na perspectiva da contextualização no Semiárido.

A iniciativa está associada a pesquisa do Doutorado em Educação coordenada pelo Professor do Centro de Ciências da Educação da UFPI, Elmo de Souza Lima, e contempla três etapas teórico-metodológicas: 1) apreensão da realidade sociocultural da comunidade e da escola; 2) problematização e compreensão crítica do projeto educativo da escola e sua interface com o contexto sociohistórico do semiárido; 3) repensando o projeto educativo, com a construção de novos referenciais políticos e pedagógicos que irão dá sustentação as práticas educativas contextualizadas.

 

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