Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participará de solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências

Reitor participará de solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências

Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h32

Coordenada nacionalmente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), chega ao fim e terá a sua solenidade de premiação no dia 07 de dezembro. O evento acontecerá no Ministério da Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, onde o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, teve seu convite firmado para a sua participação, pelo coordenador da ONC, professor Jean Carlos Antunes Catapreta, em reunião no Salão Nobre da UFPI, na manhã desta segunda-feira (18).

ONC1

Reitor Gildásio Guedes, recebe convite, para participação da solenidade de premiação da ONC, do coordenador Jean Catapreta

O Reitor agradeceu e considerou que a ONC não só representa a UFPI em todos os cantos do Brasil como organizadora da Olimpíada, mas sim como uma instituição que contribui nas mais diversas áreas com o desenvolvimento da ciência em todo país.

O coordenador da ONC, Jean Catapreta, destacou que nessa sexta edição do evento, cerca de 4 mil municípios, com estudantes de todos os estados do país, tiveram suas participações. “A ONC é um projeto de extensão da UFPI e em cada prova, em cada acesso, em cada ato que é feito a respeito da olimpíada, o nome e a logomarca da UFPI estão juntas, o que é muito importante para a universidade e para a democratização da ciência no Brasil”, disse.

A ONC

A ONC é totalmente gratuita e se configura como a única Olimpíada do Conhecimento no Brasil inteiramente interdisciplinar, contemplando conteúdos das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. É um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí - UFPI, executada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, e que  já acontece desde o ano de 2016, e se tornou um projeto permanente da agenda governamental.