Um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) levaram à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) um conjunto de estratégias para combater a raiva canina na capital piauiense. Os pesquisadores estiveram com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque, e apresentaram proposta de colaboração da UFPI para combate à Raiva Canina e Humana. A reunião ocorreu no dia 11 de outubro.
A ideia de apresentar a proposta de colaboração foi motivada pelo registrou, no mês de setembro, de caso de raiva canina na capital. Há 27 anos, Teresina não detectava casos da doença, o que fez crescer a preocupação dos pesquisadores da Universidade, pois a raiva tem letalidade de quase 100%. Para enfrentar o problema e dar segurança à população, os professores da UFPI elaboraram propostas de ações para melhorar a ação contra a raiva na capital.
Professor Otacílio Batista Nétto
Um dos professores da UFPI que apresentaram sugestões de colaboração foi Otacílio Batista Nétto, docente do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP/UFPI). Ele enfatiza a importância da reunião e a necessidade de fortalecer ações que alertem a população quanto aos riscos da doença.“Definimos a melhora da comunicação como uma das estratégias mais importantes. Precisamos deixar claro que a população precisa ser informada e educada para as medidas necessárias das medidas de prevenção e controle da raiva”, diz o professor.
Sobre a questão da comunicação, ele ainda atenta para a importância de se divulgar melhor as campanhas de vacinação e informar as pessoas sobre a existência da sala vacinal que fica no Hospital da Primavera, local que oferece imunização contra a raiva humana. Outra medida que nasceu da reunião foi a decisão de vacinar contra a raiva os técnicos que lidam com o setor de medicina veterinária.
O Prof. Otacílio Nétto também ressalta a importância da integração entre ensino, serviço e comunidade. "A integração dos cursos de graduação com os serviços públicos de saúde é fundamental para melhorar a formação dos nossos alunos, mas também para estabelecer parcerias na realização de serviços e atividades que impactam na saúde da nossa comunidade, seja em Teresina seja no estado como um todo”.
Participaram da reunião os professores Otacílio Batista de Sousa Nétto, Liana de Vasconcelos e Telma Evangelista (representando o Centro de Ciências da Saúde) e os professores Ivete Mendonça, Taciana Galba e Williams Neves (representando o Centro de Ciências Agrárias). Além dos representantes da UFPI a reunião contou com a participação do corpo técnico da Fundação Municipal de Saúde.