Laboratório de Osteoarqueologia (LOA) e Bioarqueo-NE promoverão palestra sobre Paleopatologia

Cartaz_copy.jpg

 

O Laboratório de Osteoarqueologia (LOA) da Universidade Federal do Piauí e o Grupo de Pesquisa em Bioarqueologia do Nordeste Brasileiro (Bioarqueo-NE) estarão promovendo a palestra “O Desafio de Abrir a Porta do Passado: as Colecções Osteológicas Humanas do Neolítico Final/Calcolítico do Actual Território Português” com a Prof.ª Doutora Ana Maria Silva, professora no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (Portugal) e membro titular do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da mesma universidade.

A palestra acontecerá no formato online, via Plataforma Zoom no dia 27 de outubro de 2021, das 14:00 às 16:00. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados devem mandar e-mail para o Laboratório de Osteoarqueologia da UFPI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A Professora Ana Luisa Santos é especialista em Paleopatologia, desenvolvendo pesquisas em diferentes países. “A paleopatologia humana é uma subdisciplina da Antropologia Biológica fortemente associada à arqueologia. Ao estudar ossos, tecidos moles calcificados, corpos preservados, múmias e coprólitos, mas também documentos como registos hospitalares, iconografias, artefactos e cultura material contribuimos para revelar a saúde/doença das populações do passado”, diz a Prof.ª Ana Luísa.

Sobre o assunto, a Professora Claudia Cunha, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI e coordenadora do LOA-UFPI acrescenta: “A maioria das pessoas acreditam que nós bioarqueólogos ou antropólogos biológicos nos atemos apenas aos mortos. Na realidade, estudamos os remanescentes humanos tentando enxergar como foram essas pessoas em vida."