Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório de Osteoarqueologia (LOA) e Bioarqueo-NE promoverão palestra sobre Paleopatologia
Início do conteúdo da página

Laboratório de Osteoarqueologia (LOA) e Bioarqueo-NE promoverão palestra sobre Paleopatologia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 08h30

Cartaz_copy.jpg

 

O Laboratório de Osteoarqueologia (LOA) da Universidade Federal do Piauí e o Grupo de Pesquisa em Bioarqueologia do Nordeste Brasileiro (Bioarqueo-NE) estarão promovendo a palestra “O Desafio de Abrir a Porta do Passado: as Colecções Osteológicas Humanas do Neolítico Final/Calcolítico do Actual Território Português” com a Prof.ª Doutora Ana Maria Silva, professora no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (Portugal) e membro titular do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da mesma universidade.

A palestra acontecerá no formato online, via Plataforma Zoom no dia 27 de outubro de 2021, das 14:00 às 16:00. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados devem mandar e-mail para o Laboratório de Osteoarqueologia da UFPI ().

A Professora Ana Luisa Santos é especialista em Paleopatologia, desenvolvendo pesquisas em diferentes países. “A paleopatologia humana é uma subdisciplina da Antropologia Biológica fortemente associada à arqueologia. Ao estudar ossos, tecidos moles calcificados, corpos preservados, múmias e coprólitos, mas também documentos como registos hospitalares, iconografias, artefactos e cultura material contribuimos para revelar a saúde/doença das populações do passado”, diz a Prof.ª Ana Luísa.

Sobre o assunto, a Professora Claudia Cunha, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI e coordenadora do LOA-UFPI acrescenta: “A maioria das pessoas acreditam que nós bioarqueólogos ou antropólogos biológicos nos atemos apenas aos mortos. Na realidade, estudamos os remanescentes humanos tentando enxergar como foram essas pessoas em vida."

Fim do conteúdo da página