Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ‘O Piauí perde um dos seus grandes’, diz Gildásio sobre morte de Manoel Paulo Nunes

Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 11h03

Paulo_Nunes_01.jpeg

Fonte:Academia Piauiense de Letras

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, lamentou a morte do escritor, conferencista, jornalista e professor Manoel Paulo Nunes, ocorrida nesta quinta-feira (14/10), em Teresina. “Não tenho dúvidas: o Piauí perdeu um dos seus grandes, um nome que deixa um legado extraordinário para todas as gerações”, afirmou. Paulo Nunes era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Ele faleceu aos 96 anos.

Para o Gildásio, Paulo Nunes tem uma participação de extrema relevância em vários momentos da história do Piauí. Ele destaca o movimento cultural da década de 1940, com a chamada Geração Perdida. Também ressalta a importância dele como protagonista da cultura, seja como membro e presidente da Academia Piauiense de Letras, seja ainda como presidente do Conselho Estadual de Cultura.

PauloNunes_-_Foto_02.jpg

Fonte:Conselho Estadual de Cultura

“Nós da Universidade temos uma dívida enorme com Paulo Nunes, porque ele foi importante na criação da UFPI”, acentua o reitor. Manoel Paulo Nunes foi professor da Faculdade de Filosofia e, depois, da própria UFPI, onde chegou a professor titular. “Era um intelectual na acepção exata do termo, e um dos maiores que já tivemos”, frisou Gildásio.

O reitor lembra ainda que o escritor hoje falecido foi peça-chave na organização inicial da UFPI, contribuindo decisivamente para o início das atividades da Universidade, a partir de março de 1971. “Lamento perda tão grande e me solidarizo com familiares e amigos”. E finalizou: “Paulo Nunes nos deixa uma história bela e inspiradora”.