Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute projeto de Doutorado Interinstitucional na área de Ciências Biomédicas

Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h03

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) pretende realizar curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) na área de Ciências Biomédicas. O projeto foi discutido nesta quarta-feira (13/10) pelo reitor Gildásio Guedes com membros do curso de Medicina e dirigentes do Centro de Ciências da Saúde. A intenção é garantir o doutoramento de cerca de 20 professores integrantes do corpo docente do curso de Medicina.

“É uma iniciativa importante porque dá mais suporte e qualificação ao curso de Medicina, que já é uma referência em todo o Brasil”, afirmou Gildásio Guedes. O reitor destacou que uma de suas diretrizes é requalificar a graduação da UFPI, com recuperação de indicadores perdidos nos últimos anos. “Ter mais doutores é fundamental, porque qualificamos tanto o ensino quanto a pesquisa, gerando ainda desdobramentos importante na extensão”, afirmou.

“Este é um sonho da Medicina”, afirmou o vice-reitor Viriato Campelo. O coordenador do Curso, Gerardo Vasconcelos, revelou que a demanda existente é de cerca de 20 professores. Os entendimentos estão sendo feitos junto à Universidade de Brasília. “As tratativas estão adiantadas e logo deveremos concretizar esse projeto que fortalece a Medicina e toda o setor de Saúde”. Gerardo explica ainda que a área do Doutorado cobre os principais campos de interesses imediato da UFPI.

A reunião com o reitor contou ainda com a participação da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Reis, do diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso, e a vice-diretora, Carla Leite.