O reitor Gildásio Guedes visitou na manhã desta terça-feira (5) a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) para dialogar sobre o fortalecimento das ações de assistência à comunidade desenvolvidas pela Pró-Reitoria. Gildásio foi recebido pela Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, acompanha por servidores do setor. O Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, também acompanhou a visita.
Reitor Gildásio Guedes
“A atuação da PRAEC é fundamental para o acolhimento dos estudantes e servidores no decorrer de suas jornadas na Universidade. A Administração Superior tem como missão qualificar ainda mais os atendimentos à comunidade acadêmica no alcance de suas necessidades, seja pelo critério de vulnerabilidade socioeconômica ou por questões específicas demandadas por pessoas com deficiência!", disse o Reitor Gildásio Guedes.
Reitor Gildásio Guedes e a servidora Dilma Andrade do NAU
Na visita, o reitor também teve a oportunidade de conferir de perto uma das ações executadas pela PRAEC, a concessão de kits destinados a estudantes e servidores com deficiência, para auxiliar no desempenho acadêmico e profissional. Os kits são compostos por diferentes lupas para ajudar na leitura por pessoas com baixa visão; e pos gravadores de voz para facilitar a captação do conteúdo dos aulas e atividades sobretudo para pessoas com algum tipo de deficiência.
A partir da esquerda: Servidora do NAU, Dilma Andrade, Reitor Gildásio Guedes e a Pro-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene
Segundo a avaliação da Pró-Reitora da PRAEC, a reunião foi bastante proveitosa, pois a equipe teve a chance de mostrar como está desenvolvendo e aprimorando a assistência a estudantes e servidores. Ela explica também que o trabalho de inclusão é fundamental para o auxílio das pessoas com deficiência. “Atualmente temos cerca de 500 alunos com algum tipo de deficiência na UFPI, e a PRAEC atua no sentido de dar subsídio para que esses discentes possam assimilar o conteúdo da melhor forma e permanecer o menor tempo necessário dentro da Instituição.”
A visita contou também com presença do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Willams Costa, e o Superintendente de Comunicação, Fenelon Rocha.