Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI retoma Programa de Mobilidade Acadêmica, inscrições até quarta (06)

UFPI retoma Programa de Mobilidade Acadêmica, inscrições até quarta (06)

Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 16h55

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) está com vagas abertas para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica que permite o intercâmbio entre universidades federais brasileiras por até três semestres. Para se inscrever é necessário preencher o formulário e enviar ao email do Protocolo específico do Campus do aluno (os emails estão listados no edital). O envio deve ser feito até esta quarta-feira (06/10) dentro do horário das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 as 17h30. A seleção é para o intercâmbio que acontece no primeiro semestre de 2022.

Para se candidatar a uma das vagas para Mobilidade Acadêmica Nacional ANDIFES/UFPI o estudante deve estar regularmente matriculado, e frequentando, um dos Cursos de Graduação da UFPI, bacharelado ou licenciatura, ter cumprido no mínimo, 20% da carga horária do curso de origem, ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade, apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7, e ter autorização para cursar na instituição de destino o mínimo 4 disciplinas ou de acordo com a avaliação da coordenação do Curso.

Professora Rosa Lina

Professora Rosa Lina Gomes, coordenadora da CAAC

A Prof.ª Rosa Lina Gomes, Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar (CAAC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), afirma que o Programa é uma grande oportunidade, mas alerta que, antes de ingressar nele, é necessário se atentar há algumas coisas. Uma delas é que o aluno precisa pesquisar sobre os componentes curriculares do curso da universidade destino para que possa utilizar os componentes cursados lá e não se atrase no seu curso. Segundo a professora isso permite que o intercambista desfrute da experiência da melhor forma possível, sem ter transtornos posteriores por não conseguir aproveitar as disciplinas cursadas por não constarem na grade curricular do seu curso. Ela ainda tranquiliza os alunos, ao afirmar que quem participar do intercâmbio não será prejudicado pelo descompasso dos calendários acadêmicos entre universidades federais.

Uma das pessoas que teve a oportunidade de participar da Mobilidade Acadêmica foi a estudante de Engenharia de Produção, Isabelle Mayse Araújo. Ela participou do Programa em 2020, tendo conseguido o intercâmbio para a Universidade de Brasília (UnB). Isabelle avalia a experiência como uma das melhores de sua vida, mesmo tendo sido uma vivência mais on-line do que presencial (por conta da pandemia). “Por lá uma das coisas que mais gostei foi a relação do pessoal com a tecnologia, isso abriu meus olhos para essa questão e me motivou a começar a trabalhar em projetos voltados à inteligência artificial. Eu estimulo todos os estudantes a participarem do Programa se puderem, é algo que lhe enriquece em muitos níveis”, diz a estudante.

O Programa é organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a qual a Universidade Federal do Piauí é associada. Na UFPI, a última edição da Mobilidade Acadêmica Nacional foi em 2019, em função das limitações impostas pela Pandemia. Segundo a CAAC, alunos de cursos de saúde e das engenharias são os que mais procuram oportunidades de intercâmbio.

"A Mobilidade Acadêmica é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo um processo enriquecedor porque é uma troca de experiências culturais, onde você vai conhecer outra instituição que tem outras metodologias e professores, além de lhe ser propiciado novas vivências” finaliza a professora Rosa Lina.

Confira o edital.