Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Preconceito racial, violência e educação são temas debatidos em palestra do Cine Saúde

Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 10h47

O papel da escola na desconstrução do preconceito racial e no incentivo da cultura de paz é cada vez mais nítido e por isso necessária a discussão sobre o tema. Com base neste pensamento, o Cine Saúde apresentou nessa quinta-feira, 30 de setembro, a palestra “Preconceito racial, violência e educação”, ministrada pela professora Enayde Fernandes Silva, do Departamento de Fundamentos da Educação.

foto1 copy

As discussões foram embasadas no filme “Um sonho possível”, dirigido por John Lee Hancock, lançado no Brasil em 2010. O filme retrata a história de Michael Oher, jovem com talento esportivo, negro, filho de uma mãe viciada e que não tem onde morar. Na busca por um abrigo para dormir longe da chuva, ele é avistado por uma família e convidado a dormir na residência deles. Este é o ponto de partida para a mudança na vida de Michael. Com a ajuda da nova família, ele percebe seu potencial e passa a ter condições de desenvolvê-lo.

No Brasil, a fomentação historiográfica construída com base no eurocentrismo, conduziu à estigmatização do negro. Na escola, muitas vezes os educadores se deparam com esta situação e sentem dificuldades em lidar com a mesma. Como licenciatura, o curso de Educação Física da UFPI, tem a preocupação de conscientizar os futuros professores quanto à responsabilidade que terão no exercício profissional. A figura do professor tem relevante aspecto para o futuro de muitas crianças e adolescentes.

Os futuros educadores terão que lidar com o desafio de desfazer os equívocos que deturparam as culturas de origem africana e, ainda, com as questões de violência decorrentes do preconceito racial. Enfrentando todas estas circunstâncias, ainda deverá ser capaz de desenvolver no aluno a autoestima, o sentimento de pertencimento e aceitação, que são essenciais para o pleno desenvolvimento do adolescente.

foto3

O discente Bruno Lucas Silva Barros, ingressante do curso neste semestre, esteve presente no evento e pontuou que a palestra contribuiu para a compreensão da responsabilidade que tem o professor em dar oportunidade para todos os alunos desenvolverem seus talentos e habilidades em meio a uma sociedade desigual e preconceituosa.

O Cine Saúde é um projeto de extensão desenvolvido no Curso de Educação Física, sob coordenação da professora Dionis Machado. Mensalmente são apresentadas palestras que discutem temas referentes aos filmes apresentados. Neste semestre, o projeto está promovendo o evento Ciclo de Palestras Cine Saúde. Para mais informações, consulte o Instagram do projeto (@cinesaudeufpi).