Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressos da UFPI integram grupo liderado pela UNESCO na organização de obra sobre Paulo Freire

Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h11

Será lançado na nesta quinta-feira (30), o e-book Cartas para Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra. A obra foi organizada por meio de uma parceria entre a UNESCO, UCB, UnB, UFAL, UEPB, além do MEB – Movimento de Educação de Base, e publicada pela Editora Pathos. Entre os organizadores estão dois egressos de graduação da UFPI: Carlos Alberto Lopes de Sousa (Pedagogia), hoje professor da Universidade de Brasília (UnB), e Carlos Ângelo de Meneses Sousa (Ciências Sociais), hoje professor da Universidade Católica de Brasília (UCB). O Prof. João Benvindo de Moura (Letras-Português/UFPI) colaborou na revisão ortográfica.

Feed

A obra é resultante do evento de extensão: Colóquio “Cartas para Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra” realizado através de parceria com as instituições já mencionadas, entre 21 de agosto e 2 de outubro de 2020 e contou com 173 inscritos. O objetivo geral do evento, de natureza formativa, foi o de levantar, problematizar e aprofundar temas e questões geradoras no âmbito da educação popular no contexto da Covid-19, considerando também os próprios meios de desenvolvimento dessa formação, os pressupostos freireanos e enfoques da intervenção e pesquisa social.

A formação foi desenvolvida por meio de cartas, utilizando-se de diferentes recursos e linguagens da mídia e das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras exposições e relatos, houve a participação de educadores que trabalham em projetos de educação popular, tais como, em cursinhos populares, educação do campo, assentamentos rurais, acampamentos urbanos, comunidades indígenas, quilombolas e outros que atuam junto a grupos sociais específicos em situação de vulnerabilidade social, representando o público prioritário do evento.

A obra está dividida em três partes. A primeira trata do cenário da Covid-19 em relação ao processo de vida social acelerada, mostrando as implicações, tendências e reflexões sobre o potencial das cartas no processo de formação pedagógica. Contém textos de Carlos Rodrigues Brandão, Rayssa Aguiar Borges, Ricardo Espindola Mariz e Oscar Jara Holliday.

A segunda parte desse ebook, trata das reflexões dos organizadores que leram, estudaram as cartas recebidas e fizeram as devolutivas aos sujeitos participantes. Contém textos de Elizabete Carlos do Vale, Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Maria Clarisse Vieira, Carlos Lopes, Cícero Ferreira de Albuquerque, Ana Rosária Borges de Faria, Helga Valéria de Lima Souza, Karina Lie Sato Inatomi, Letícia Araújo Felix e Lucas Truta Barbosa.

Por fim, a terceira e última parte da obra apresenta 27 cartas, selecionadas pelos organizadores entre as 213 recebidas. O lançamento acontecerá às 17h30 nos canais do YouTube do MEB e da UEPB. O e-book ficará disponível para download gratuito no site da editora. Acesse aqui.