Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI é eleito para Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro IHGB

Docente da UFPI é eleito para Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro IHGB

Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 08h37

O professor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), Johny Santana de Araújo, foi eleito, no dia 22 de setembro, para integrar o quadro de sócio honorário brasileiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A eleição foi pelo voto direto de todos os associados durante Assembleia Geral do Instituto realizada remotamente em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Johny IHGBProfessor Johny Santana de Araújo, eleito sócio honorário do IHGB

Johny Santana de Araújo é professor do Departamento de História (DH), do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) na Universidade Federal do Piauí. Ele destaca a importância de integrar o IHGB. “Ser eleito para o IHGB tem um significado muito especial, por toda memória e pela história em que o Instituto é revestido e o que ele representou para o Brasil oitocentista. Ele foi pensado no século XIX como um corpo que reunia intelectuais para elaborar a construção da História do Brasil ao tempo em que seus componentes também se dedicaram a pensar um projeto de nação. Entre a teorização e o pragmatismo o IHGB deixou um legado excepcional”.

Com sede no Rio de Janeiro, o IHGB foi fundado em 1838, ainda no período regencial, com o objetivo de edificar a História do Brasil e divulgá-la além de buscar a consolidação do Estado Nacional, é a mais antiga instituição cultural brasileira até hoje em plena atividade dedicada à pesquisa da História e da Geografia. O IHGB reúne desde então os grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério do país, e tal como estabelece o seu estatuto, atua para “coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil”, hoje abrangendo as demais Ciências Sociais. O Instituto é presidido atualmente por Victorino Coutinho Chermont de Miranda.

Segundo o professor, o Instituto hoje é um centro moderno dotado de uma infraestrutura significativa que inclui a sua biblioteca e o seu arquivo, que tem proporcionado aos pesquisadores brasileiros e estrangeiros a possibilidade de compreender o passado do Brasil, coletando documentos, trocando informações e produzindo conhecimento através de um diálogo muito proveitoso com a sociedade.

“Um dos mecanismos desse diálogo tem sido a revista que tem mais de 180 anos, sendo a mais antiga publicação dedicada à História, Geografia e as Ciências Sociais do Brasil. Os eventos e reuniões de pesquisadores de igual forma ajudam a aproximar a história do Brasil ao seu povo com a realização de cursos e do já citado espaço de pesquisa que tem proporcionado a elaboração de excelentes trabalhos de pesquisa, entre artigos, monografias, dissertações, teses, livros e coletâneas que permitem a democratização do conhecimento. O IHGB hoje é um espaço moderno e representativo do que o Instituto atualmente tem feito no campo da pesquisa histórica no Brasil. Poder fazer parte de uma entidade que pensa a História e a memória do país sendo herdeira de uma tradição que remonta o século XIX me deixa muito honrado. Para mim que leciona historiografia, que pesquisa a história do Brasil e do Piauí no século XIX, poder fazer parte desse centro elevando o nome do nosso Estado e da nossa amada UFPI é a realização de um sonho”, destaca o novo sócio honorário.

O docente é autor, entre outros, das coletâneas: 150 anos depois: reflexões sobre a Guerra do Paraguai. La Guerra Grande. La guerra de la. Triple Alianza. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2020. v. 1; Dentro de várias histórias e de novas tendências. 01. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 01; e dos livros autorais: Bravos do Piauí! Orgulhai-vos...A propaganda nos jornais piauienses e a mobilização para a guerra do Paraguai 1865-1866. 2ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2015. E de: “Um grande dever nos Chama”: a arregimentação de voluntários para a guerra do Paraguai no Maranhão (1865-1866). 1ª. ed. Imperatriz: Ética, 2008. v. 1. Além de ter publicado diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

O professor Johny desenvolve pesquisas sobre a formação do Estado Nação, dedicando seus trabalhos com os seguintes temas: História do Brasil, História do Piauí, Historiografia Brasileira, História Militar, História das Guerras e dos Conflitos Contemporâneos, e História das Relações Internacionais.  É também tutor do Programa de Educação Tutorial PET História do mesmo curso.