Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor e prefeito de Canto de Buriti discutem possível implantação de Campus da UFPI na região

Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h13

Implantação de mais um campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na região Sudoeste do Estado. Esse foi o principal objetivo da reunião do Reitor da UFPI, Gildasio Guedes, com o Deputado Estadual, Henrique Pires (MDB), e o prefeito de Canto do Buriti, Felipe Alves (PP), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no Salão Nobre da UFPI.

reuniaocanto

(Da esquerda para direita) Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha; Deputado Estadual, Henrique Pires; Reitor Gildásio Guedes; Prefeito de Canto do Buriti, Felipe Alves e o Assessor de Canto do Buriti, Maurício Leal.

Gildásio considerou como possitiva a proposta e afirmou que unirá forças entre os poderes públicos para a concretização desse sonho. Segundo ele, "o primeiro momento agora é fazer um levantamento socioeconômico, para podermos entender melhor a realidade da população, da região e suas necessidades,  para assim podermos entrar com os trâmites para instalação de um campus", disse.

gildásiocanto

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Deputado Estadual Henrique Pires destacou que hoje a região de Canto do Buriti traz uma grande contribuição para economia do estado e deu como exemplo a produção de melão rei, além de possuir um dos melhores solos do Piauí e abundância de água, por meio de lençóis freáticos. "A instalação de um campus da Universidade no local é de fundamentação importancia até mesmo para o maior aproveitamento do desenvolvimento já existente na região", afirmou.

WhatsApp_Image_2021-09-29_at_12.07.45.jpeg

Deputado Estadual Henrique Pires

Felipe Alves, prefeito de Canto do Buriti, relatou que a região abriga cerca de 11 cidades e possui um número de 60 mil pessoas que dependem diretamente da economia da cidade, e que há precariedade do ensino superior. "Cursos como Engenharia Florestal, Agronomia, Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Turismo e outros dariam uma grande contribuição para oferta de empregos a região e com isso um maior desenvolvimento para o local", concluiu.

prefeitocanto

Felipe Alves, prefeito de Canto do Buriti