Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Governo do estado garante apoio a projeto do Parque Tecnológico de Teresina

Governo do estado garante apoio a projeto do Parque Tecnológico de Teresina

Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h20

KARNAKPQTEC-10.jpg

Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; governador Wellington Dias e o reitor Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, apresentou nesta segunda-feira (27) o projeto do Parque Tecnológico de Teresina ao governador Wellington Dias, em reunião no Palácio de Karnak. Dias elogiou a iniciativa de criação do Parque e disse que o governo do estado pode participar do projeto com repasse de recursos para auxiliar na implantação da 1ª etapa do Parque, orcada em R$ 26 milhões.

KARNAKPQTEC-33.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

“Esse é um projeto que a UFPI coloca nas mãos da sociedade, para construir uma nova etapa de desenvolvimento econômico e social do estado”, disse Gildásio. "A Universidade se compromete em ultrapassar seus muros e levar o conhecimento gerado na Instituição a serviço da transformação da sociedade”, reforçou Guedes.

KARNAKPQTEC-39.jpg

Governador Wellington Dias

Em sua fala, o governador destacou a necessidade da soma de esforços, especialmente com o setor privado, para efetivar a instalação do Parque. “Hoje aqui temos a certeza da parceira UFPI-estado, mas também precisamos contar com a atuação do setor privado. O estado já coloca à disposição o valor de R$ 5 milhões para a gente ter o pontapé inicial”, disse Dias.

A reunião contou também com a presença do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; do gerente do Distrito Tecnológico ( Investe Piauí), Christian Roos; e do secretário de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha.

Parque - Com área total superior a 610 mil m², o Parque Tecnológico será localizado em espaço próprio da UFPI, no trecho entre a junção das Avenidas Ulisses Marques e Presidente Kennedy nas proximidades do Colégio Técnico de Teresina (CTT). A proposta para construção está dividida em três etapas, sendo a primeira, de 21 hectares, orçada em 26 milhões. O Parque contará com espaços para incubação e aceleração de empresas, ambientes compartilhados para negócios, laboratórios e governança, além da construção de área verde, de 17 hectares.

Após a reunião com o governador Welligton Dias, a Universidade vai ampliar as negociações com a Bancada Federal  para garantir que o maior volume de recursos para o projeto venha do orçamento da União, explicou o reitor Gildásio. “ Sabemos que o Parque Tecnológico é um ponto de partida, a academia entra com sua produção intelectual e os empresários com sua força empreendedora. É dessa união que teremos a força transformadora da realidade do nosso estado”, disse Guedes.

Distrito Tecnológico do estado

Na reunião, o governo do estado também apresentou a ideia do criar um Distrito Tecnológico em Teresina, onde a Universidade também poderá contar com espaços. Ficou acertado que a Universidade e o governo do estado seguirão conversando para dar forma final às duas ações, Distrito e Parque Tecnológico, e que são ações que se complementam.

KARNAKPQTEC-56.jpg

Participaram ainda da reunião o Prefeito Universitário Alessandro Radhamek, o coordenador de Projetos da PREUNI, Evandro Cronemberg e Érica Feitoza, da Superintendência de Parcerias E Concessões (Suparc).