Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parceria entre UFPI e UnB busca conscientizar e empoderar comunidades de Teresina no combate às arboviroses

Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 08h26

O combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chinkungunya) ganhou um grande reforço em Teresina-PI. O projeto “ArboControl”, da Universidade de Brasília em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), chega à capital com o objetivo de disseminar informação para combater a proliferação dos vírus. As ações iniciaram neste mês de setembro e se concentram nas regiões periféricas da cidade.

OFICINA 2509

A oficina “Canva Lab - Edição sem Complicação” é uma das iniciativas. A atividade ocorrerá no dia 25 de setembro, às 9 horas e visa auxiliar membros de comunidades de Teresina a produzirem conteúdos dentro da plataforma de edição de imagens “Canva”. Com a finalidade de tornar acessível a produção de conteúdo por comunidades, a oficina é uma das ações do projeto “ArboControl”. As inscrições para a oficina estarão abertas até sexta-feira (24) e podem ser feitas pelo site www.joiiufpi.com.br/about-3 , no formulário de inscrição disponível.

A oficina faz parte de uma série de iniciativas educativas que buscam ajudar comunidades a produzir e compartilhar informações sobre doenças como dengue, chikugunya e zika vírus, provocadas pelo mesmo agente transmissor: o Aedes Aegypti. O projeto tem o objetivo de contribuir para prevenção e, consequentemente, uma retenção no número de casos dessas doenças.

Participando pela primeira vez do projeto ArboControl, o Piauí foi inserido como membro integrante da Região Nordeste. A iniciativa vem sendo realizada no Departamento de Saúde Coletiva da UNB desde 2016. “Hoje, o projeto tem representação nas cinco regiões do país e a ideia é tentar comunicar melhor sobre as arboviroses. Estamos participando através da Universidade Federal do Piauí e pretendemos incentivar e aprimorar a comunicação sobre essas doenças junto à população teresinense, por meio de uma linguagem acessível e didática”, explica a professora Juliana Teixeira, coordenadora estadual do projeto.

A oficina, que irá ocorrer no sábado (25), faz parte de uma série de atividades promovidas pelo grupo para mobilizar cidadãos e em especial integrantes de comunidades de Teresina. “Essa oficina é voltada para as comunidades, escolas e todos os cidadãos que quiserem participar. A intenção é ensinar as pessoas a produzirem seu próprio material de divulgação, capacitando as comunidades a gerarem iniciativas de divulgação científica próprias”, afirma a coordenadora.