Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto VII Semeares na UFPI

Aberto VII Semeares na UFPI

Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 11h46

Semear.png

Ocorreu na noite dessa terça-feira (21), a solenidade de abertura do VII Semeares (Seminário Internacional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis), por meio de videoconferência com transmissão pelo canal da UFPI TV no YouTube. O evento contou com  presença da Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT/UFPI), Virginia Muniz, da coordenadora do Semeares Profa. Maria Majaci,  além de representantes de instituições parceiras e professores da UFPI.

O VII Semeares, que tem como tema: “Proteção dos Ecossistemas e a vida Humana”, teve abertura simbólica na manhã do mesmo dia (21), quando houve o plantio de mudas nativas de ipê e caneleiro no Colégio Técnico de Teresina (CTT). Um ato também simbólico para ressaltar a importância do dia da árvore, 21 de setembro.

Profa_Virginia.png

Prof.ª Virgínia Muniz, representando a UFPI

A fala dos participantes teve início com a Prof.ª Virgínia Muniz, Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e também representante do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, e se mostrou animada com o evento e a sua importância: “Vale ressaltar a necessidade e extrema relevância em mantermos uma relação estreita com a questão ambiental. E esse evento traduz essa relevância reunindo pessoas e instituições com objetivo de discutir ações, iniciativas e de apontar soluções também, que envolvam as questões ambientais regionais e mundiais...”.

Majaci.png

A coordenadora do evento, Prof.ª Maria Majaci

Já a Prof.ª Maria Majaci, coordenadora geral do VII Semeares, iniciou sua participação ressaltando a importância da luta nas outras 6 edições e comemorando as proporções nacionais e internacionais que o seminário tomou. “Esse evento que tem como objetivo discutir os problemas ambientais, não se trata somente de discussão, estamos para além, efetivando acontecimentos, fatos, que estão exatamente provando que o Semeares não é só discussão, mas um projeto de realização.”, concluiu.

Francisco.png

Diretor do CTT/UFPI, Prof. Francisco Mousinho

O Prof. Francisco Edinaldo Pinto, diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI), enfatiza o ponto da coordenadora sobre a força do evento, que a cada edição vem trazendo mais mudanças e benefícios: “O Semeares surgiu há 7 anos, timidamente como evento regional, e ao longo dos anos veio se consolidando, graças ao esforço da Prof.ª Majaci, de toda comissão organizadora e aos parceiros que contribuem para que esse evento ocorra[...]. São assuntos vitais para nossa vida na terra.”.

uema.png

Vice-reitor da UEMA, Prof. Walter Canales

Segundo o Prof. Walter Canales, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), não adianta em nada somente a discussão se ela não é colocada em prática, por isso a importância no debate de soluções e integrações a vida diária. “É importante e talvez o grande desafio de todos, a mudança da mentalidade, a conscientização de cada um de nós, que venhamos a praticar o desenvolvimento sustentável e as ações ecologicamente corretas em nosso dia a dia”, enfatizando sua preocupação.

Após a cerimônia de abertura, a transmissão teve sequência com uma palestra da bióloga e coordenadora geral da Fiocruz/PI, Jacenir Reis, com tema “Ecossistemas e Saúde”, trazendo esclarecimentos e conceitos sobre ecossistemas e sua relação e consequências com a vida humana. Também estavam presentes a Prof.ª Maria Majaci, o Prof. Paulo Borges, reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Prof.ª Paula Paz, representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Piauí (OAB/PI).

Buscando atingir estudantes, professores, ONGS e demais interessados nas causas ambientais, o evento é uma realização da união entre Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/PI), da Secretária de Educação do Piauí (SEDUC/PI), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e conta com a parceria da Prefeitura de União, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB/PI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/PI), e do Grupo de Estudo em Biodiversidade da UEMA.

Confira a programação completa do evento.