Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Retomado em agosto, concurso de professor efetivo da UFPI inicia aplicação de provas escritas
Início do conteúdo da página

Retomado em agosto, concurso de professor efetivo da UFPI inicia aplicação de provas escritas

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 16h43

Figura_2_copy.jpeg

Foram realizadas no domingo (19/09), em espaços do CCE e CCHL, as provas escritas para candidatos do primeiro grupo de áreas do concurso para professor efetivo da UFPI, referente ao Edital 11/2019. O certame foi suspenso em março de 2020 por conta da Pandemia da covid-19. A seleção pública tem 714 candidatos inscritos para preenchimento de 38 vagas em 33 áreas para os campi sede e interior. 

A aplicação das provas escritas ocorre em intervalos de 15 dias, com candidatos divididos em três grupos de áreas epistemológicas. Os próximos dias de prova escrita serão 03/10 e 17/10. A separação em grupos visa garantir maior segurança e manter o número máximo de 12 candidatos e 1 membro da banca por sala, com distanciamento superior  a 1,5 metro. O concurso prevê ainda a realização de provas didáticas e de títulos, na mesma sistemática de divisão por grupos.

O presidente da Comissão Organizadora de Concursos (COC/UFPI), Prof. Eliese Idalino, explica que o certame estava aguardando momento adequado para retomar etapas, a partir da melhora do cenário da Pandemia em Teresina, local de aplicação das provas para todos os candidatos. Eliese detalha ainda que a retomada do concurso foi uma demanda do Reitor Gildásio Guedes à comissão organizadora. E que a suspensão do concurso de docentes efetivos estava também “impactando a contratação de professores substitutos na Institução, uma vez que as contratações temporárias são atreladas à quantidade de vagas permanentes”, explica Eliese.

Retomada - A retomada das etapas do concurso foi anunciada pela COC/UFPI em comunicado publicado dia 17 de agosto de 2021, após aprovação de protocolo de biossegurança apresentado no Comitê Gestor de Crise da Universidade. "Trabalhamos na reprogramação das etapas para garantir as condições de segurança tanto para candidatos quanto para a equipe que está trabalhando no concurso", avalia o presidente da COC, Eliese Idalino.

Edital - O Edital do Concurso de docente efetivo da UFPI foi lançado em dezembro de 2019. O prazo de validade do concurso é de 1 ano após homologação do resultado final, prorrogável pelo mesmo período. "Para garantir as vagas, a UFPI precisava realizar o concurso o quanto antes, ao longo de 2021. Os candidatos também tiveram prazo de 30 dias após o anúncio da retomada para se preparar para o início das provas", destaca Eliese Idalino. 

Confira resultados da Prova Escrita do domingo (19/09)

Confira o edital do concurso

Fim do conteúdo da página