Equipes do Semeares realizando o plantio de muda de caneleiro
Na manhã desta terça-feira (21) aconteceu a abertura simbólica do VII Semeares (Seminário Internacional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis) com o plantio de mudas nativas de ipê e caneleiro no Colégio Técnico de Teresina (CTT). O ato simbólico ocorre no Dia da Árvore no Brasil (21/09), data que visa conscientizar a população da importância das árvores e de sua preservação.
Coordenadora do Semeares, Profª Maria Majaci
"Nessa abertura do VII Semeares, nós resolvemos homenagear o Dia da Árvore com um ato simbólico. Esse ato (de plantar as mudas) foi pensado para revelar a importância que tem a vegetação, as florestas e como elas impactam no nosso dia a dia. Além disso é um algo que tenta incentivar as pessoas a plantarem mais árvores”, explica Maria Majaci, coordenadora do Semeares.
Superintendente do EBTT, Virgínia Muniz, presente ao ato simbólico
Em relação ao VII Semeares, a Profª Virginia Tamara Muniz, Superintendente do Ensino Básico Ténico e Tecnológico (EBTT), relembrou a necessidade da existência de atividades como essa para fortalecer a conscientização das pessoas em relação à proteção e à preservação do meio ambiente.
Representantes das instituições organizadoras do evento
O ato simbólico também contou com a presença da secretária do Meio Ambiente de Teresina, Elisabeth Sá; do professor Francisco Mousinho, diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT); do representante do IBAMA, Fabiano Pessoa, além de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/PI) e demais professores da UFPI e do IFPI.
Representantes das instituições organizadoras do evento
Essa edição do Semeares, 2021, tem como tema: “Proteção dos Ecossistemas e a vida Humana”. O evento ocorre na forma on-line de terça, 21 de setembro, até quinta, 23 de setembro. A Coordenadora do Semeares, Maria Majaci, explica que o objetivo principal do evento é promover diálogos sobre a questão ambiental entre a sociedade e instituições públicas e privadas. "Pois apenas fazendo as pessoas discutirem sobre essa temática será possível elaborar estratégias para superar os problemas ambientas locais e planetários", enfatiza.
Abertura oficial - O VII Semeares tem sua solenidade oficial de abertura marcada para esta terça-feira (21) às 19h com transmissão pelo canal da UFPI TV no Youtube. A abertura do evento contará com participação dos gestores das instituições organizadoras e a coordenação do VII Semeares. Em seguida, às 19h45, será realizada a Palestra de abertura do evento " Proteção dos Ecossistemas e Vida Humanda", com Jacenir Reis dos Santos Mallet, diretora do Escritório Regional da FIOCRUZ- Piauí.
O evento, gratuito, tem como público-alvo os estudantes, professores, ONGs e ao público comprometido com as questões ambientais. O VII Semeares contará com palestras, painéis temáticos, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, apresentação artísticas e culturais e lançamento de livros comuns ao evento, além de ter a entrega do prêmio SEMEARES/2021, uma homenagem a uma personalidade que tenha contribuído para um Piauí mais sustentável.
O Semeares é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/PI), da Secretária de Educação do Piauí (SEDUC/PI), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e conta com a parceria da Prefeitura de União, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB/PI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/PI), e do Grupo de Estudo em Biodiversidade da UEMA.
Confira a programação do evento aqui.
O segundo e terceiro dia de programação terão transmissão pelo Canal do Semeares no Youtube.
Confira cards com mais destaques da programação: