Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Plantio de mudas no CTT marca abertura simbólica do VII SEMEARES

Plantio de mudas no CTT marca abertura simbólica do VII SEMEARES

Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 12h44

mudassemeares 24 1 copy

Equipes do Semeares realizando o plantio de muda de caneleiro

Na manhã desta terça-feira (21) aconteceu a abertura simbólica do VII Semeares (Seminário Internacional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis) com o plantio de mudas nativas de ipê e caneleiro no Colégio Técnico de Teresina (CTT). O ato simbólico ocorre no Dia da Árvore no Brasil (21/09), data que visa conscientizar a população da importância das árvores e de sua preservação.

mudassemeares 2 1

Coordenadora do Semeares, Profª Maria Majaci

"Nessa abertura do VII Semeares, nós resolvemos homenagear o Dia da Árvore com um ato simbólico. Esse ato (de plantar as mudas) foi pensado para revelar a importância que tem a vegetação, as florestas e como elas impactam no nosso dia a dia. Além disso é um algo que tenta incentivar as pessoas a plantarem mais árvores”, explica Maria Majaci, coordenadora do Semeares.

mudassemeares-15.jpg

Superintendente do EBTT, Virgínia Muniz, presente ao ato simbólico

Em relação ao VII Semeares, a Profª Virginia Tamara Muniz, Superintendente do Ensino Básico Ténico e Tecnológico (EBTT), relembrou a necessidade da existência de atividades como essa para fortalecer a conscientização das pessoas em relação à proteção e à preservação do meio ambiente.

mudassemeares-27.jpg

Representantes das instituições organizadoras do evento

O ato simbólico também contou com a presença da secretária do Meio Ambiente de Teresina, Elisabeth Sá; do professor Francisco Mousinho, diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT); do representante do IBAMA, Fabiano Pessoa, além de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/PI) e demais professores da UFPI e do IFPI.

mudassemeares 4 1

Representantes das instituições organizadoras do evento

Essa edição do Semeares, 2021, tem como tema: “Proteção dos Ecossistemas e a vida Humana”. O evento ocorre na forma on-line de terça, 21 de setembro, até quinta, 23 de setembro. A Coordenadora do Semeares, Maria Majaci, explica que o objetivo principal do evento é promover diálogos sobre a questão ambiental entre a sociedade e instituições públicas e privadas. "Pois apenas fazendo as pessoas discutirem sobre essa temática será possível elaborar estratégias para superar os problemas ambientas locais e planetários", enfatiza.

Abertura oficial - O VII Semeares tem sua solenidade oficial de abertura marcada para esta terça-feira (21) às 19h com transmissão pelo canal da UFPI TV no Youtube. A abertura do evento contará com participação dos gestores das instituições organizadoras e a coordenação do VII Semeares. Em seguida, às 19h45, será realizada a Palestra de abertura do evento " Proteção dos Ecossistemas e Vida Humanda", com Jacenir Reis dos Santos Mallet, diretora do Escritório Regional da FIOCRUZ- Piauí.

O evento, gratuito, tem como público-alvo os estudantes, professores, ONGs e ao público comprometido com as questões ambientais. O VII Semeares contará com palestras, painéis temáticos, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, apresentação artísticas e culturais e lançamento de livros comuns ao evento, além de ter a entrega do prêmio SEMEARES/2021, uma homenagem a uma personalidade que tenha contribuído para um Piauí mais sustentável.

O Semeares é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/PI), da Secretária de Educação do Piauí (SEDUC/PI), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e conta com a parceria da Prefeitura de União, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB/PI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/PI), e do Grupo de Estudo em Biodiversidade da UEMA.

Confira a programação do evento aqui.

O segundo e terceiro dia de programação terão transmissão pelo Canal do Semeares no Youtube.

Confira cards com mais destaques da programação:

WhatsApp Image 2021 09 20 at 10.10.33

WhatsApp Image 2021 09 20 at 10.10.47