Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centenário de Paulo Freire: CCE divulga homenagem ao pensador
Início do conteúdo da página

Centenário de Paulo Freire: CCE divulga homenagem ao pensador

Imprimir
Última atualização em Domingo, 19 de Setembro de 2021, 07h28

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI) divulga texto de rememoração e comemoração ao pensador Paulo Reglus Neves Freire, que, neste domingo (19/09), completaria 100 anos. No texto, pesquisadores do Centro destacam as colaborações de Paulo Freire para a Educação especialmente brasileira. Confira. 

WhatsApp_Image_2021-09-18_at_21.05.53.jpeg

 REMEMORAÇÃO E COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE

O educador Paulo Freire nasceu em Recife no dia 19 de setembro de 1921 e se tornou patrono da educação brasileira e um dos pensadores mais reconhecidos do mundo. A relevância do seu pensamento é reconhecida nos mais diversos países como, Guiné Bissau, Moçambique, Estados Unidos, Chile, Uruguai, França, Japão, dentre outros. A questão que se impõe é: o que contribuiu para essa difusão do pensamento do autor? Há diversos fatores, mas o que mais se destaca é a consistência teórica, técnica e científica a serviço do processo de busca pela humanização do sujeito histórico.

A produção intelectual e política freireana expressa a defesa contundente da biofilia (amor pela vida) e a negação da necrofilia (desejo pelo aniquilamento do outro). Foi ciente do sofrimento dos descamisados do mundo, ocasionado pelo sistema social vigente desumanizador, que ele elaborou uma potente obra que visa promover a interpretação e a intervenção crítica no mundo.

Nessa direção, propõe uma pedagogia que tem como centralidade a liberdade humana que é condicionada pela relação opressor-oprimido. Sua concepção de educação torna-se realista sonhadora, porque considera os fatores desumanizadores e, ao mesmo tempo, descortina feixes de possiblidades para que o ser humano assuma sua condição no mundo como andarilho da liberdade.  

Por fim, no dia 19 de setembro é um momento ímpar para rememorar e comemorar. Rememora-se, porque traz-se à memória as lições de Freire, como a relação teoria e prática, a amorosidade, o respeito às diferenças, à postura ética, o rigor científico e o compromisso político para conquista da dignidade humana. Comemora-se, porque o humano é paradoxal. Ele deixa de ser fisicamente, mas continua vivo na memória, no coração e na prática dos que permanecem vivos e lutam pela construção de uma nova sociabilidade. Freire é parceiro nessa luta. Viva a continuidade da vida.  

É em nome desse legado e pelo reconhecimento do valor imensurável de sua obra para a educação mundial e, especialmente, para a educação brasileira, que o Centro de Ciências da Educação rememora e comemora o centenário de Paulo Freire. Queremos dar VIVA ao maior e mais importante educador brasileiro!

Fim do conteúdo da página