Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova 41 novas bolsas para programas de doutorado e mestrado em edital da FAPEPI
Início do conteúdo da página

UFPI aprova 41 novas bolsas para programas de doutorado e mestrado em edital da FAPEPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 17h19

41-BOLSAS-CAPA-SITE.png

Todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Piauí que participaram da seleção do Programa de Apoio a Pós-graduação Stricto Sensu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) para a concessão de bolsas de doutorado e mestrado tiveram suas propostas aprovadas. Serão 22 estudantes de doutorado contemplados com bolsa de R$ 2.200 e 19 alunos de mestrado que receberão bolsa no valor de R$ 1.500 mensais. Os bolsistas selecionados já receberão as bolsas a partir de outubro. As bolsas para doutorado têm vigência de até 48 meses, e as de mestrado podem chegar até 24 meses. 

A Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, informou que o edital foi elaborado de forma conjunta entre a FAPEPI e as instituições de ensino superior do Piauí: UFPI, UFDPar, IFPI e UESPI. O diferencial desse edital foi a inclusão dos mestrados profissionais, atendendo a uma demanda da UFPI e do IFPI.

A PRPG mobilizou os programas para participarem da seleção e acompanhou todo o processo. “Fizemos primeiro o levantamento nos programas do número das pessoas que necessitavam de bolsa e que não tinham sido contempladas com a bolsa Capes. Comunicamos aos programas que estávamos pleiteando junto à FAPEPI esse edital e que as propostas seriam submetidas pelos coordenadores, que iriam fazer, também, a seleção interna”, informou a Pró-reitora Regilda Moreira-Araújo. 

regilda-18.jpg

Pró-reitora da PRPG, Regilda Moreira-Araújo

“Enquanto pró-reitora e coordenadora de um programa de pós-graduação estou muito feliz pelo presidente da FAPEPI ter acolhido nossa solicitação de um edital para bolsa de mestrado e doutorado para ajudar mais discentes e por termos conseguido que os mestrados profissionais pudessem ser contemplados. Os editais da FAPEPI sempre eram com a Capes e agora conseguimos esse adicional”, celebrou a professora Regilda.

O Programa de Pós-graduação em Odontologia recebeu uma bolsa para o mestrado. A coordenadora do programa, professora Marcoeli Silva de Moura, destacou a alegria em receber a bolsa e a relevância de editais dessa natureza para incentivar pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do estado. “A bolsa é muito importante para o aluno e para o programa, porque o aluno pode se dedicar integralmente à pesquisa que está desenvolvendo. O nosso PPGO desenvolve pesquisas que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população do estado”, frisou.    

Edital FAPEPI Nº 005/2021 – O Edital concedeu, por meio de cotas institucionais, bolsas de pós-graduação stricto sensu (doutorado e mestrado), para garantir e ampliar a qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) sediados no estado do Piauí, assim como desenvolver um ambiente de interiorização e consolidação dos programas aprovados pela CAPES, que contribuam para promover o aprimoramento de recursos humanos em nível de mestre ou de doutor, atendendo aos objetivos e metas da Política de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Piauí e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fim do conteúdo da página