Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Professor da UFPI é destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 09h29

IMG 20210917 WA0003

Professor Irismar G. da Paz teve artigo publicado em periódicos internacionais com destaque na SBF

O professor Irismar G. da Paz, da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí, foi destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o artigo intitulado “Fractional Angular Momenta, Gouy and Berry phases in Relativistic Bateman-Hillion-Gaussian Beams of Electrons”. O trabalho, realizado com a colaboração do Dr. Robert Ducharme (USA) e Dr. Armen Hayrapetyan (Max Planck Institute for Physics), trata da conversão de momento angular de spin em momento angular orbital, e já foi publicado nos melhores periódicos de Física do mundo, como o Physical Review Letters, Qualis A1 na CAPES.

Em um vídeo produzido a pedido da SBF, o pesquisador explica que neste trabalho foi desenvolvida uma solução Gaussiana da equação de Dirac para um elétron espacialmente confinado. Como é bem conhecido na Física Quântica, elétrons são partículas de spin 1/2 e carregam momento angular de spin, uma propriedade intrinsecamente quântica, não tem análogo clássico. Curiosamente, a solução da pesquisa prevê a conversão de momento angular de spin em um novo tipo de momento angular orbital, denominado de momento angular orbital intrínseco.

"Além do momento angular extrínseco, relacionado com a rotação do centro de gravidade, ondas de luz também carregam um momento angular de spin, a polarização, e também o momento angular orbital intrínseco, relacionado à rotação em torno do centro de gravidade. As frentes de onda se propagam de forma espiralada, com densidade nula no centro do eixo de propagação", detalha o professor.

Também foi possível observar que o efeito de conversão é puramente relativístico e está relacionado com grandezas Físicas bem conhecidas, tal como, fase de Gouy e fase de Berry. Este tipo de solução representa ondas de matéria com frentes de onda evoluindo no tempo em forma de espiral e por isso são chamadas de vórtices.

O estudo representa um passo importante na compreensão dos fundamentos da Física Quântica e serve como guia para a produção de soluções carregando momento angular orbital intrínseco, úteis na microscopia eletrônica de espécimes magnéticas e biológicas

Segundo o professor Irismar, a divulgação pela Sociedade Brasileira de Física representa o reconhecimento da Física produzida aqui na Universidade. “Demonstra o reconhecimento de que aqui na UFPI nós fazemos uma Física de qualidade, que está conectada com a atualidade, uma Física que apresenta um potencial de aplicação futura, que pode trazer frutos em termos de aplicações tecnológicas”, analisa.

Acesse a página da Sociedade Brasileira de Física e confira a matéria na íntegra.

Segue link da divulgação do artigo no periódico Physical Review Letters