Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setembro Amarelo: live do Webnário (Re)quint(ar) desta semana debate desafios da vida universitária

Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 15h30

CAPA 16 copy

Nesta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, acontecem mais duas atividades do II Webinário (Re)quint(ar). Às 15h, ocorrerá a mesa temática “A Transição para a Vida Universitária: perspectivas e desafios” e às 16h30 a “Prática de Mindfulness”. A mesa temática vai contar com a presença da psicóloga Thalita Pacheco Cornêlio, do CPCE/UFPI, e da pedagoga Cremilda Monteiro Lima, com mediação do pedagogo do CAFS, Jardel Viana. Já a prática de Mindfuiness será realizada pela psicóloga Izabelly Costa Abreu. Todas as ações do Webnário são transmitidas pelo canal Ufpi TV no Youtube.

Na mesa sobre vida universitária, o tema será abordado a partir das perspectivas psicológica e pedagógica, como explica a pedagoga Cremilda Lima. “Vamos propor aos alunos que façam uma reflexão de seus objetivos e perspectivas em relação à Universidade e à própria vida. A proposta é fazê-los perceber que são agentes da própria aprendizagem, que ela (a aprendizagem) pode ser autorregulada”. Além disso, as palestrantes também vão explicar e dar orientações sobre rotina, hábitos e planejamento de estudo.

O Webinário (Re)quint(ar) é uma ação de prevenção ao suicídio e promoção da vida, alinhada à campanha nacional  conhecida como Setembro Amarelo. As atividades do Webnário são desenvolvidas especialmente para a comunidade acadêmica da UFPI. A programação, em formato on-line, é realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT) e Superintendência de Recursos Humanos (SRH).

Em todas as quintas-feiras do mês de setembro, durante a tarde, acontecem as lives para debates, exposições e reflexões sobre a temática do evento. A edição de 2021 conta com uma programação variada: mesa de discussões, apresentação cultural, mesa temática, rodas de conversa e muito mais. Uma das novidades deste ano é que a maior parte das palestras e mesas-redondas estão sendo realizadas pelos servidores técnico-administrativos da UFPI ou UFDPar.

Link da live do dia 16/09

Confira a programação: