Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas no II Seminário do Enade na UFPI: Formação Geral do Ciclo Avaliativo 2021
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas no II Seminário do Enade na UFPI: Formação Geral do Ciclo Avaliativo 2021

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 09h28

BANNER_ROTATIVO.png

Estão abertas as inscrições no II Seminário do Enade na UFPI: Formação Geral do Ciclo Avaliativo 2021, que ocorre nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, com transmissão pela Canal da UFPI TV no YouTube. A proposta do evento é ampliar a interação sobre a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na UFPI, no dia 14 de novembro. Realizado semestralmente, o Seminário é desenvolvido pela Diretoria de Governança (DGOV), da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, por meio da Coordenação de Avaliação e Estatística.

O evento tem objetivo de oportunizar aos estudantes concluintes inscritos dos cursos de graduação da UFPI a construção de conhecimentos e reflexões sobre temáticas de formação geral exigidas no ENADE 2021 (Portaria INEP/MEC nº. 386 de 23 de agosto de 2021). A intenção é também discutir temáticas atuais que se constituem em desafios diante da realidade política, social e econômica brasileira na contemporaneidade, bem como do avanço tecnológico. Outros objetivos são viabilizar a revisão de assuntos sobre as temáticas de formação geral exigidas no Enade; contribuir com a formação dos estudantes quanto ao desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências; prestar assessoria aos estudantes quanto às orientações sobre a modalidade desta avaliação e seus impactos nas IES, bem como sobre as formas de operacionalização para a realização do exame; com também fomentar o desenvolvimento da consciência crítica, política e social, contribuindo na promoção de atitudes cidadãs dos egressos de graduação e sua inserção no mercado de trabalho. 

O ENADE é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

A prova do Enade 2021 será aplicada dia 14 de novembro de 2021, aos cursos de licenciatura em ciências biológicas, pedagogia, artes visuais, música, ciências sociais, filosofia, geografia, história, letras-inglês, letras-português, física, matemática, química, educação física e computação, e aos cursos de bacharelado em ciências sociais, história, ciência da computação, ciências biológicas, química e sistemas de informação.

O ENADE abrange componentes de formação geral, comum a todas as áreas e componente específico de cada área. A prova de formação geral é composta de dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolve situações problemas e estudos de caso, tomando como referência os seguintes temas: I - Ética, democracia e cidadania; II - Estado, sociedade e trabalho; III - Educação e desenvolvimento humano e social; IV - Cultura, arte e comunicação; V - Ciência, tecnologia e inovação; VI - Promoção da saúde e prevenção de doenças; VII - Segurança alimentar e nutricional; VIII - Meio ambiente: biodiversidade, sustentabilidade e intervenção humana; IX - Cidades, habitação e qualidade de vida; X - Processos de globalização e política internacional; XI - Sociodiversidade e multiculturalismo; XII - Acessibilidade e inclusão social (Portaria INEP/MEC nº 386, de 23 de agosto de 2021).

Diante da necessidade da construção de conhecimentos acerca das temáticas elencadas acima, pelos estudantes concluintes inscritos no Enade de 2021, o II Seminário do ENADE na UFPI, será constituído de um ciclo de palestras com especialistas sobre os componentes de formação geral do Enade 2021.

Inscrições - Os estudantes concluintes incritos no ENADE 2021 poderão se inscrever para participar no período do dia 13 de setembro a 13 de outubro, por meio do SIGAA, seguindo o caminho abaixo:

Acesse o SIGAA com seu login e senha >>> clique em "Portal do Discente" >>> No menu, clique na opção  "Ensino" >> Depois clique em "Projeto de Ensino" >>> Em seguida acesse "Inscrições">>> Depois clique em "Inscrever-se em projeto de ensino".

Links das transmissões:

- Dia 13/10 manhã

- Dia 13/10 tarde

- Dia 14/10 manhã

- Dia 14/10 tarde

Confira a programação:

ARTE_PARA_REDE_01_cópia.png

 

ARTE_PARA_REDE_AGENDA.png

 

enade programacao 14

 

 

Fim do conteúdo da página