Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egresso da UFPI tem livro indicado para a “Bibliografia Selecionada” do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 17h49

WhatsApp_Image_2021-09-10_at_14.29.27.jpeg

O livro “O incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR): do contexto à otimização” (2019), do egresso Antonio Augusto Pires Brandão, do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi escolhido para compor a “Bibliografia Selecionada” do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O anúncio foi feito nesta sexta (10), por meio do site oficial do STJ.

Augusto Brandão se formou em Direito pela UFPI em 2014, e destaca seu sentimento com a indicação da obra de sua autoria, com destaque à contribuição da Universidade em sua carreira acadêmica. “O sentimento é de muita gratidão, pela própria UFPI, por ter me disponibilizado todo o conhecimento acadêmico, por meio da biblioteca e dos professores que me ajudaram a trilhar esse caminho, que começou na graduação e se estendeu na pós-graduação. Além disso, sinto muita honra e orgulho por essa seleção”, comenta.

WhatsApp_Image_2021-09-10_at_14.29.28_1.jpeg

Em termos práticos, segundo o autor, a indicação significa que o livro passará a ser considerado uma grande referência no ambiente acadêmico e também no âmbito jurisprudencial, e perante os tribunais. Augusto Brandão explica que o reconhecimento do livro “vem não só da Academia, mas também do ambiente prático dos tribunais. O STJ é o tribunal que uniformiza a interpretação de toda a legislação brasileira e tem, obviamente, jurisdição nacional. Então ganhamos reconhecimento do mundo dos tribunais, da prática jurídica brasileira”.

Um diferencial da obra é o assunto discutido foi abordado de forma bastante vanguardista, além de tratar de um item que poucos doutrinadores abordam, no contexto brasileiro. De acordo com o autor, atualmente, a abordagem tem se tornado mais frequente. “O que fizemos no livro foi um resgate, seja da base do processo civil, da base dos conceitos clássicos e a mudança ao longo do tempo, abordando até mesmo orientações e práticas no exterior (Alemanha, Inglaterra, União Européia). Por fim, demos uma roupagem muito prática à obra, o que pode ter configurado um diferencial para a seleção”, conclui.

WhatsApp_Image_2021-09-10_at_14.29.28.jpeg