Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setembro Amarelo: 1ª Live do Webinário (Re)quint(ar) 2021 discute importância da assistência estudantil como forma de cuidar do bem-estar dos alunos

Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 18h26

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_17.50.33.jpeg

A abertura oficial da segunda edição do Webinário (Re)quint(ar), que discute a importância da prevenção ao suicídio e da promoção da vida, aconteceu na tarde desta quinta-feira (9). O evento segue programação com lives às quintas-feiras de setembro. A atividade é uma realização da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH).

A programação contou com a presença de alunos e outros integrantes da comunidade acadêmica da UFPI que puderam acompanhar o evento ao vivo por meio da página do YouTube. Na mesa de abertura, o vice-reitor, Viriato Campelo, destacou a importância de uma ação educativa, dentro da Universidade, que aborda a valorização da vida.

“Essa é uma ação que precisa ser permeada por toda a Universidade e isso exige esforços de todos nós. Nosso objetivo é nos manter sempre atentos, em razão do significativo número de suicídios que existem em Teresina, principalmente entre os jovens”, destacou.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_17.52.28.jpeg

Uma das temáticas abordadas na edição deste ano é a mudança na rotina das pessoas, em especial, na dos alunos, com a continuidade da pandemia da covid-19. Conforme o psicólogo Leandro Lopes, coordenador do evento, a programação é um convite para refletir sobre ações de promoção da vida desenvolvidas pela UFPI, por meio da concretização da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) voltada para todos os alunos, desde o ensino técnico até os de pós-graduação.

“A campanha serve para intensificar as ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade a respeito desse fenômeno que ainda é considerado um tabu. A suspensão das aulas presenciais foi uma medida imprescindível para reduzir a propagação do vírus, mas essa medida representou um impacto na rotina acadêmica e teve um desdobramento na saúde mental”, explicou.

Após a apresentação cultural do Ballet Relevê, da cidade de Picos-PI, a programação seguiu com a exposição do tema “Plano Nacional de Assistência Estudantil e Promoção da Vida: agregando cuidados à vida do estudante” pelas palestrantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) Luciana Carvalho, Pró-Reitora de Assistência Estudantil, e a assistente social, Tainá Soares, que explicaram a importância de políticas estudantis na universidade e os desafios enfrentados para garantir uma melhor assistência à comunidade acadêmica.

“A Assistência Estudantil não pode caminhar isolada. Precisamos de uma articulação com docentes e coordenadores dos cursos para planejar esse cuidado, pois o mesmo aluno que precisa de assistência de alimentação e moradia também pode sentir dificuldade na didática e o peso do curso que muitas vezes não era o da sua afinidade. Todos esses cuidados juntos podem sim ser considerados uma forma de cuidar da vida”, explicou Luciana Carvalho, pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFDPar.

II Webinário (Re)quint(ar)

Em todas as quintas-feiras do mês de setembro, durante a tarde, estão sendo realizadas lives para debates, exposições e reflexões sobre a importância da prevenção ao suicídio e promoção da vida. O projeto foi desenvolvido para o meio acadêmico, especialmente para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nesta edição, a programação inclui: mesa de discussões, apresentações culturais, rodas de conversa e muito mais. Uma das novidades deste ano é que a maior parte das palestras ou mesas-redondas serão realizadas pelos servidores técnico-administrativos da UFPI ou UFDPAR.

As inscrições para participar do evento, e que davam direito a um certificado, se encerraram no dia 8 de setembro, mas mesmo assim ainda é possível acompanhar todas as atividades realizadas pelo canal Ufpi TV no Youtube. Para acessar, clique AQUI.

Confira a programação para os próximos dias:

programação_requintar16.png

programação_requintar23.png