Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Entrega do primeiro Kit Odontológico a uma aluna estrangeira
Início do conteúdo da página

Entrega do primeiro Kit Odontológico a uma aluna estrangeira

Imprimir
Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 11h38

DSC 0003 entrega kit odontologico

Maneiva dos Santos, natural de Cabo Verde, aluna do 4º período do Curso de Odontologia da UFPI, é a primeira estudante estrangeira a receber o Kit Odontológico. A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (09), e contou com a presença do Vice-Reitor, Viriato Campelo; da cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres; e da professora do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, Elonice Gonçalves.

Os materiais são indispensáveis para o início das atividades práticas do curso de Odontologia e devem ser devolvidos à Universidade ao fim da graduação para beneficiar novos alunos. A graduação tem intensa carga horária de atividades práticas, tanto laboratorial quanto clínica, nas quais os alunos necessitam de diversos instrumentos, geralmente a partir do 4º período.

O Vice-Reitor realizou a entrega do KIT à aluna e destacou que o momento simboliza a essência de como deve atuar a Universidade. “Oferecer inclusão, cuidar dos nossos alunos e permitir que eles possam se desenvolver e contribuir com a sociedade”, avaliou Campelo.

Para Maneiva, o Kit representa a oportunidade de dar andamento ao curso. "É um momento muito significativo. O Kit requer grande investimento, sendo essencial para poder continuar o curso. Com ele poderei iniciar as disciplinas práticas”, destaca.  IMG 20210909 WA0031

Maneiva dos Santos foi beneficiada com o Kit Odontológico

A cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres, destaca a importância do benefício e explica que foram disponibilizados 15 kits e apenas 14 alunos foram contemplados, ficando 1 kit ainda disponível, sendo realizada a reabertura de edital para contemplar não apenas Maneiva, mas todos os alunos que quisessem concorrer.

“Um KIT como esses chega a custar R$ 5 mil, valor elevado para muitos alunos, e a Universidade fornece uma parte dos materiais que eles irão utilizar, contribuindo para a formação desses alunos. Só este semestre já temos 15 alunos contemplados. A Maneiva é a primeira aluna estrangeira que concorreu ao benefício. No caso dela estava faltando uma documentação obrigatória segundo o edital que rege o benefício, que era o CPF da mãe, pois lá em Cabo Verde eles não possuem este documento, mas que posteriormente ela conseguiu, e deu tudo certo”, explicou.

IMG 20210909 WA0041

Thaís Torres apresenta itens do Kit à Maneiva

Em 2021, a ação de entrega de KITs Odontológicos completa 10 anos. Desde 2011, a UFPI já cedeu 148 kits, e possui 63 kits em posse dos alunos (incluindo os que serão cedidos nesse semestre). 

Fim do conteúdo da página