Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural do curso em Gestão Escolar propõe gestão democrática
Início do conteúdo da página

Aula inaugural do curso em Gestão Escolar propõe gestão democrática

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã da última segunda-feira (21), diretores e vice-diretores de unidades escolares municipais e estaduais do Piauí assistiram à aula inaugural da terceira edição do curso de pós-graduação Lato Sensu à distância em Gestão Escolar, realizada no Auditório do Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF). Ao todo, 284 gestores foram selecionados para a especialização, que visa fortalecer a escola pública brasileira por meio da capacitação dos docentes para desenvolver uma liderança democrática e zelar pela educação inclusiva.

Proposta do curso de especialização em Gestão Escolar é ampliar as diferentes estratégias e modalidades da gestão de unidades escolares piauienses de ensino infanto-juvenil / Créditos: Carolina Oliveira

Com o tema "Desafios da Educação Brasileira", a palestra introdutória foi apresentada por representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na oportunidade, foi proposta como gestão ideal aquela com foco na auto-crítica, formação continuada e busca autônoma por novos conhecimentos (por meio do acesso individual a livros, revistas, congressos e páginas virtuais que incrementem o domínio da profissão).

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Josania Carvalhêdo, coordenadora acadêmica do curso de Gestão Escolar, "a pós-graduação deve favorecer àqueles profissionais que não possuem tempo livre suficiente para frequentar a sala de aula ou acesso aos grandes centros, mas isso não a torna mais fácil." Ela destaca que "o aluno terá que encontrar um espaço em sua agenda para realizar os exercícios propostos e cumprir prazos com o mesmo compromisso".

"Buscamos uma educação que não apenas informe, mas forme", afirma Prof.ª Dr.ª Josania Carvalhêdo / Créditos: Carolina Oliveira

O curso de especialização à distância tem duração de 450 horas/aula e será realizado nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) vinculados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc/PI), nos polos de Teresina, Regeneração, Floriano, Picos, Valença e Parnaíba. O prazo de encerramento do curso de pós-graduação está previsto para dezembro de 2014, e a especialização se apresenta em quatro salas ambiente: Projeto Vivencial; Fundamentos de Direito à Educação; Políticas e Gestão na Educação; e Oficinas Tecnológicas (compreensão do uso das novas tecnologias virtuais em benefício da profissão).

Para Evani Maria da Silva, diretora de unidade escolar do município de Água Branca/PI, a participação no curso de Gestão Escolar fornecerá embasamento teórico e legal mais amplo para melhorar o exercício de seu trabalho. "Em nossa rotina administrativa, nos deparamos com o desafio de tomar decisões sérias e é importante carregar uma boa base de conhecimentos, pois nos é cobrada uma liderança firme. Prezamos não só pela confiança dos alunos, mas do corpo docente e de todos os funcionários da escola", afirma.

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar é uma proposta do Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Básica (SEB), no Âmbito Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. No Piauí, sua terceira edição é promovida pela UFPI por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e da Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG).

Público de aula inaugural reúne gestores de municípios como Piripiri, Curralinhos, Beneditinos, Monsenhor Gil, União e Nazária / Créditos: Carolina Oliveira

Representante do SEDUC/PI no evento, Lusimary Veloso profere palavras de estímulo e agradecimento aos presentes / Créditos: Carolina Oliveira

Fim do conteúdo da página