Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural do curso em Gestão Escolar propõe gestão democrática

Aula inaugural do curso em Gestão Escolar propõe gestão democrática

Na manhã da última segunda-feira (21), diretores e vice-diretores de unidades escolares municipais e estaduais do Piauí assistiram à aula inaugural da terceira edição do curso de pós-graduação Lato Sensu à distância em Gestão Escolar, realizada no Auditório do Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF). Ao todo, 284 gestores foram selecionados para a especialização, que visa fortalecer a escola pública brasileira por meio da capacitação dos docentes para desenvolver uma liderança democrática e zelar pela educação inclusiva.

Proposta do curso de especialização em Gestão Escolar é ampliar as diferentes estratégias e modalidades da gestão de unidades escolares piauienses de ensino infanto-juvenil / Créditos: Carolina Oliveira

Com o tema "Desafios da Educação Brasileira", a palestra introdutória foi apresentada por representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na oportunidade, foi proposta como gestão ideal aquela com foco na auto-crítica, formação continuada e busca autônoma por novos conhecimentos (por meio do acesso individual a livros, revistas, congressos e páginas virtuais que incrementem o domínio da profissão).

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Josania Carvalhêdo, coordenadora acadêmica do curso de Gestão Escolar, "a pós-graduação deve favorecer àqueles profissionais que não possuem tempo livre suficiente para frequentar a sala de aula ou acesso aos grandes centros, mas isso não a torna mais fácil." Ela destaca que "o aluno terá que encontrar um espaço em sua agenda para realizar os exercícios propostos e cumprir prazos com o mesmo compromisso".

"Buscamos uma educação que não apenas informe, mas forme", afirma Prof.ª Dr.ª Josania Carvalhêdo / Créditos: Carolina Oliveira

O curso de especialização à distância tem duração de 450 horas/aula e será realizado nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) vinculados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc/PI), nos polos de Teresina, Regeneração, Floriano, Picos, Valença e Parnaíba. O prazo de encerramento do curso de pós-graduação está previsto para dezembro de 2014, e a especialização se apresenta em quatro salas ambiente: Projeto Vivencial; Fundamentos de Direito à Educação; Políticas e Gestão na Educação; e Oficinas Tecnológicas (compreensão do uso das novas tecnologias virtuais em benefício da profissão).

Para Evani Maria da Silva, diretora de unidade escolar do município de Água Branca/PI, a participação no curso de Gestão Escolar fornecerá embasamento teórico e legal mais amplo para melhorar o exercício de seu trabalho. "Em nossa rotina administrativa, nos deparamos com o desafio de tomar decisões sérias e é importante carregar uma boa base de conhecimentos, pois nos é cobrada uma liderança firme. Prezamos não só pela confiança dos alunos, mas do corpo docente e de todos os funcionários da escola", afirma.

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar é uma proposta do Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Básica (SEB), no Âmbito Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. No Piauí, sua terceira edição é promovida pela UFPI por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e da Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG).

Público de aula inaugural reúne gestores de municípios como Piripiri, Curralinhos, Beneditinos, Monsenhor Gil, União e Nazária / Créditos: Carolina Oliveira

Representante do SEDUC/PI no evento, Lusimary Veloso profere palavras de estímulo e agradecimento aos presentes / Créditos: Carolina Oliveira