Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão oferece reflexão sobre felicidade, bem-estar e promoção da saúde para adolescentes no contexto da pandemia

Última atualização em Segunda, 06 de Setembro de 2021, 15h30

Com duração de doze meses, iniciativa do Colégio Técnico de Bom Jesus auxiliará na reflexão para promoção da saúde mental de adolescentes em sofrimento mental no atual cenário.

Trata-se de um projeto de extensão interdisciplinar  e interinstitucional, coordenado por professores do Colégio Técnico de Bom Jesus em parceria com professores do Instituto Federal de Educação de Rondônia, campus Guajará Mirim e Jí-Paraná, e com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Arinos, que reunirá enfermeiros, psicólogos, sociólogos, artistas plásticos, músicos, filósofos, estudantes da graduação e do curso técnico em enfermagem que irá incentivar o estudo e a promoção de reflexões sobre qualidade de vida, felicidade, bem estar, autoconhecimento, objetivos pessoais, relações interpessoais e como lidar com o sofrimento mental no contexto da pandemia.

O projeto será realizado através de lives via Google Meet e Instagram. A cada encontro, será trabalhado uma temática voltada para o fortalecimento da saúde mental dos adolescentes.

Para o coordenador do projeto, professor Me. Phellype Kayyaã da Luz, “Pesquisas apontaram que a pandemia COVID-19 resultou em aumento de transtornos psiquiátricos, como estresse pós-traumático, transtornos depressivos e de ansiedade, bem como sintomas relacionados ao luto e ao isolamento. Nesse sentido, o projeto justifica-se pela possibilidade de apresentar alternativa capaz de mitigar as deficiências nos Serviços de Saúde Mental para Adolescentes (que se tornaram maiores em função do aumento da demanda pós crise da Covid-19) e por ser capaz de sensibilizar o público-alvo para identificação precoce de riscos de transtornos depressivos.”

Para Lucas Moura, aluno voluntário do projeto: “Para mim o projeto On-line pela vida surge como uma alternativa prática e de fácil acesso, que proporciona aos adolescentes um ambiente, que mesmo à distância, garante que eles sejam acolhidos por profissionais capacitados para atendê-los, além de possibilitar que eles tenham acesso a informações importantes e confiáveis sempre que necessitarem.” E para Fernanda Cleya, aluna do curso técnico em enfermagem: “Acredito que o projeto online pela vida, vai ajudar muitas pessoas neste momento de pandemia e pós pandemia, como uma forma de acolhimento, descontração, força, confiança e principalmente na busca de promover uma saúde mental em momentos de tantas turbulências causadas pela covid 19”

O projeto de extensão “On-line pela vida” reunirá professores do norte, nordeste e sudeste do Brasil e tem como objetivo, desenvolver ações por meio de ferramentas de Tecnologias de Comunicação Digital para promoção da saúde, felicidade e bem-estar social de adolescentes no contexto do isolamento social da pandemia.

Demais informações podem ser perguntadas via direct do Instagram do projeto: @onlinepelavida ou pelo e-mail: