Solenidade de posse ocorreu no Salão Nobre
O Reitor Gildásio Guedes concedeu posse nesta quinta-feira (2/09) aos novos diretores eleitos do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). Em solenidade realizada no Salão Nobre, tomaram posse Livia Nery, como diretora, e Ildemir Ferreira, como vice-diretor. Os mandatos são de 4 anos.
Novos diretores, com o Reitor Gildásio Guedes, o Vice-Reitor Viriato Campelo, pró-reitores e a diretoria do CAFS
A solenidade contou com a presença do vice-reitor Viriato Campelo, dos pró-reitores; da Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), Edmilsa Santana; de diretores de Centro, superintendentes, coordenadores de polos e professores do CEAD.
Atualmente, o CEAD/UFPI conta com 46 polos no Piauí e 2 no estado da Bahia. O Centro oferece 17 curso de graduação na modalidade EAD, 3 mestrados profissionais, além de inúmeros cursos de qualificação. Em 2020, o Centro realizou o primeira seleção de candidatos a partir do Enem, com 2.146 vagas em 42 polos.
Reitor Gildário Guedes com a diretora do CEAD, Livia Nery
Diretor do CEAD por dois mandatos, o Reitor Gildásio Guedes destacou em sua fala o pioneirismo do Centro em levar ensino e qualificação para milhares de pessoas de norte a sul do Piauí. Fez referência também à atuação do Centro na qualificação de professores do ensino presencial da UFPI, que necessitaram de treinamento para atuar com mais segurança no ensino remoto, modalidade que marcou a retomada das atividades letivas em novembro de 2020, no cenário de convivência com a Pandemia.
“Vamos seguir trabalhando para manter o que o CEAD já conquistou e avançar superando dificuldades para garantir às pessoas formação exemplar e melhores condições para construírem seu futuro”, disse o Reitor Gildásio.
A diretora Livia Nery enfatizou o compromisso de docentes e técnicos no trabalho desenvolvido no CEAD ao longo dos anos, que permitiu levar ensino e qualificação a mais de 15 mil alunos e profissionais.
Diretora do CEAD, Livia Nery
“A missão do CEAD é desenvolver nas pessoas que não têm acesso ao Ensino Superior nos grandes centros a condição de desenvolverem o que precisam para melhorem sua realidade com dignidade e cidadania”, declarou Livia Nery na solenidade.
Em sua fala, o vice-diretor Ildemir Ferreira, falou que da responsabilidade em continuar o trabalho desenvolvido no Centro, que sempre foi referência dentro e fora do Piauí.
Vice-diretor do CEAD, Ildemir Ferreira
“Sabemos da responsabilidade de democratizar o ensino àqueles que moram em lugares mais afastados das grandes cidades. Encaramos com simplicidade e seriedade essa missão para que esse trabalho possa continuar”, disse Ferreira.
Confira mais imagens da solenidade: