Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade conclui todas as defesas da turma de mestrado 2019

Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 14h17

O Programa de Mestrado em Saúde e Comunidade (PPGSC/UFPI) concluiu todas as defesas de dissertações da turma 2019 no prazo adequado, sem necessidade de prorrogação extra. A turma contava com 17 mestrandos, dos quais 10 havia defendido em momento prévio, restando apenas sete para o mês de agosto/2021.

O PPGSC tem como área de conhecimento a Saúde Pública e área de avaliação a Saúde Coletiva. Possui duas linhas de pesquisas: 1) análises de situações de saúde e 2) saúde na escola. Conheça os temas das dissertações defendidas em agosto:

Sexualidade pós-lesão medular: a percepção de mulheres em Teresina-Piauí

foto_1.png

A dissertação da mestranda Danielle Carvalho Ferreira, orientada pela professora Andréa Cronemberger Rufino, objetivou conhecer o impacto da lesão medular na sexualidade de mulheres atendidas no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina, PI. A conclusão da pesquisa apontou que houve manutenção da vida sexual, embora menos prazerosa, com menos orgasmos e com atitude de passividade durante a prática sexual.

Estado nutricional e consumo de alimentos cariogênicos por pré-escolares da rede pública e privada
foto_2.png

A dissertação da mestranda Laryza Sampaio de Oliveira, orientada pela professora Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo, teve como objetivo investigar a existência de correlação do estado nutricional de pré-escolares da rede pública e privada com seu consumo de alimentos cariogênicos. A conclusão da pesquisa demonstrou que foi prevalente a eutrofia nos pré-escolares pesquisados (67,7%), ainda que tenha sido observada moderada prevalência de excesso de peso e obesidade. O consumo de alimentos cariogênicos foi considerado de moderado a alto, correlacionando-se, portanto, com o estado nutricional alterado.

Hipertensão Arterial Sistêmica: prevalência e fatores associados em adultos e idosos residentes em Teresina-PI

foto_3_copy.jpg

A dissertação do mestrando Elton Filipe Pinheiro de Oliveira, orientado pela professora Malvina Thais Pacheco Rodrigues, objetivou estimar a prevalência e os fatores associados à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em adultos e idosos residentes em Teresina, Piauí, Brasil. A conclusão da pesquisa apontou que a prevalência da HAS autorreferida foi alta em comparação com os diferentes estudos nacionais e internacionais realizados nos últimos anos e apresentou crescimento linear, associado ao incremento da faixa etária.

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica na percepção dos odontólogos
foto_4.png

A dissertação da mestranda Mykaelle Soares Lima, orientada pelo professor Osmar de Oliveira Cardoso, objetivou destacar a importância de analisar a percepção dos odontólogos da Atenção Básica à Saúde (ABS) sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no Piauí. Concluiu-se que, na percepção dos odontólogos participantes, o PMAQ-AB ampliou seu escopo de práticas, apoiadas pela gestão municipal, avançando nas modificações relacionadas ao processo de trabalho para qualificação da Estratégia Saúde da Família (ESF), com a implantação de metas a serem cumpridas conjuntamente pelas equipes.

Notificações de lesão autoprovocada em adolescentes no ambiente escolar
foto_5.jpg

A dissertação da mestranda Conceição de Maria Castro de Aragão, orientada pelo professor Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, teve como objetivo analisar as notificações de lesão autoprovocada em adolescentes no ambiente escolar. Verificou-se que as notificações de lesão autoprovocada na escola foram mais frequentes em adolescentes do sexo feminino, de cor de pele branca, na idade de 10 a 14 anos, tendo a força corporal, objeto contundente, objeto cortante, envenenamento e ameaça como principais meios de autolesão. Houve tendência de aumento na taxa de notificação de lesão autoprovocada em adolescentes no ambiente escolar no Brasil.

Percepção dos professores da rede pública de ensino sobre sua saúde no contexto da pandemia da COVID-19 em um estado do Nordeste
foto_6.png

A dissertação da mestranda Aline de Sousa Justino, orientada pelo professor Osmar de Oliveira Cardoso, apresentou como objetivo avaliar as emoções dos professores na pandemia da COVID-19 no estado do Piauí. A conclusão da pesquisa apontou que a desesperança foi a emoção mais percebida pelos professores, mas sem influência sobre a infraestrutura, porém afirmaram ter boas expectativas quando a pandemia acabar. Os resultados do estudo suscitam uma reflexão sobre informações relevantes para a formulação de programas e estratégias direcionadas às necessidades de saúde do professor.

Adaptação transcultural do Inventory of Statements About Self-Injury (ISAS) para o português do Brasil
foto_7.jpg

A dissertação da mestranda Paula de Moura Lopes, orientada pelo professor Cássio Eduardo Soares Miranda, objetivou adaptar transculturalmente o Inventory of Statements About Self-Injury (ISAS) para o português do Brasil. A pesquisa possibilitou a criação do ISAS-BR que pode gerar parâmetros investigativos futuros relacionados ao tema da autolesão não suicida no Brasil. Posteriormente será realizado pré-teste de forma virtual e a validação das propriedades psicométricas do ISAS-BR.

O coordenador do PPGSC, professor Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, parabeniza a todos os egressos da turma 2019 e agradece a todos os envolvidos na condução dos trabalhos dos mestrandos. “Foi graças ao apoio da UFPI, o compromisso dos docentes e o empenho dos estudantes, que conseguimos formar mais uma turma de mestres em Saúde e Comunidade, com estudos que contribuem para a análise da situação de saúde na comunidade e na escola”, comemorou o coordenador.