Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes faz entrega de KITs Odontológicos a alunos

Reitor Gildásio Guedes faz entrega de KITs Odontológicos a alunos

Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 19h20

kitodonto-15.jpg

Solenidade de entrega de KITs Odontológico, realizada no Salão Nobre da Reitoria

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, participou na manhã desta terça-feira (31) da solenidade de entrega de Kits Odontológicos cedidos pela UFPI a 14 alunos do curso de Odontologia do semestre 2021.1. Os materiais são indispensáveis para o início das atividades práticas do curso e devem ser devolvidos à Universidade ao fim da graduação para beneficiar novos alunos.

kitodonto-34.jpg

Reitor Gildásio Guedes realiza entrega de KIT Odontológico ao aluno Everton Ferreira

“A entrega dos KITs Odontológicos representa o compromisso da Universidade em dar aos alunos condições de participar plenamente das aulas práticas do curso” disse o Reitor Gildásio Guedes.“Um KIT como esses chega a custar R$ 5 mil, valor elevado para muitos alunos. Receber esses instrumentos, muitas vezes, significa a diferença entre ter que abandonar o curso ou continuar o sonho de se formar", completa.

kitodonto-31.jpg

Cirurgiã-dentista Jessa Alcobaça faz conferência de itens do Kit Odontológico na presença dos alunos

A ação de entrega de KITs Odontológicos é realizada semestralmente pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), para alunos selecionados via edital, após análise socioeconômica. As entregas de hoje são de alunos selecionados no Edital de 2020.2, que, em função da pandemia e suspensão das aulas, não foram realizadas no ano passado.

kitodonto-43.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo faz entrega de KIT Odontológico à aluna Emanuelle Araújo

Presente à solenidade, o vice-reitor Viriato Campelo fez a entrega de um dos KITs à aluna Emanuelle Araújo. Para manter os protocolos da covid-19, a solenidade de entrega contou com a presença de quatro dos 14 alunos beneficiados com a ação. “ A entrega dos KIT simboliza a essência de como deve atuar a Universidade. Oferecer inclusão, cuidar dos nossos alunos e permitir que eles possam se desenvolver e contribuir com a sociedade”, avaliou Campelo.

kitodonto-41.jpg

KITS - Os alunos contemplados com o KIT recebem um conjunto de 38 itens, incluindo o kit acadêmico com o “motorzinho do dentista”, alicates, tesouras, moldeiras e instrumentais de cirurgia. As Equipes da PRAEC, com auxílio dos professores do curso de odontologia, elaborou a lista de itens permanentes cedidos a alunos cotistas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

kitodonto-8_2.jpg

Coordenadora do Curso de Odontologia, Karla Rovaris

Karla Rovaris, coordenadora do Curso de Odontologia, destacou que a graduação tem intensa carga horária de atividades práticas, tanto laboratorial quanto clínica, nas quais os alunos necessitam de diversos instrumentos, geralmente a partir do 4º período. Para ela, a entrega dos Kits "é importante também para que os alunos se sintam motivados no começo de suas práticas laboratoriais. Em nome dos professores do curso, agradecemos esse olhar atento da Universidade com nossos alunos”, declarou.

kitodonto-11.jpg

Aluno de Odontologia, Daniel Lopes, um dos 14 alunos do curso beneficiados com a ação da Universidade

Com o KIT em mãos, o aluno Daniel Lopes, do 4º período, vai poder iniciar aulas de laboratório em 4 disciplinas. “A entrega desse KIT é essencial para eu continuar no curso, que requer grande investimento. Se não recebesse esses materiais, nem sei como iria fazer.”, disse ele.

Em 2021, a ação de entrega de KITs Odontológico completa 10 anos. Desde 2011, a UFPI já cedeu 148 kits, e possui 63 kits em posse dos alunos (incluindo os que serão cedidos nesse semestre).

kitodonto-52.jpg

Pró-Reitor em Exercício da PRAEC, Francisco de Alcântara Neto

"Queremos parabenizar os alunos benefiados com os KITS. Aproveitem bem e tenham zelo para que possamos repassar a mais estudantes e manter essa importante ação de assistência estudantil de nossa Universidade”, falou o Pró-Reitor em Exercício da PRAEC, Francisco de Alcântara Neto.

Também participaram da solenidade a Coordenadora de Assuntos Comunitários, Mara Jordana; e as cirurgiãs-dentistas do Serviço Odontológico da PRAEC, Jessa Alcobaça e Thaís Torres.

kitodonto-59_1.jpg