O Curso de Ciências Biológicas, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), em Picos, passa a contar com prédio, cedido pelo governo do estado, para abrigar as atividades do Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do Piauí (Nupecinas).
A conquista do imóvel é fruto da mobilização de professores do curso, com apoio do diretor Pró-Tempore do CSHNB, Juscelino do Nascimento, e da Administração Superior da UFPI, que obteve do Governo do estado cessão de uso do imóvel, localizado próximo ao Campus, pelos próximos 20 anos.
Com área total de aproximadamente 4.300 m², o prédio fica na Rua Senador Helvídio Nunes S/N, Bairro Junco, na BR-316. O imóvel já sediou o EMATER, mas está sem uso há alguns anos. O prédio está disponível para uso pela Universidade, mas precisará passar por algumas reformas.
Cessão do prédio foi comemorada durante visita do reitor Gildásio Guedes ao Campus, em 27 de agosto
A cessão do imóvel foi comemorada durante visita ao Campus de Picos do Reitor Gildásio Guedes, que esteve reunido com a direção do CSHNB e com professores do curso para tratar sobre os benefícios da parceria com o governo do estado. O acordo de cessão do prédio foi assinado no dia 6 de agosto.
Para o Diretor Pró-Tempore, Juscelino do Nascimento, a possibilidade de contar com o novo espaço, vai colaborar com o melhor desenvolvimento das ações do Núcleo.
Diretor Pró-Tempore do Campus da UFPI de Picos, Juscelino do Nascimento
“A ação para a aquisição do prédio se deu por parte dos professores do curso de Ciências Biológicas. Quando assumi a Direção, em março, fui comunicado acerca do processo e viabilizei alguns procedimentos burocráticos junto à Reitoria. Como diretor, fico muito feliz por ver a possibilidade de o curso crescer e se consolidar ainda mais no cenário local, nacional e internacional, visto que as pesquisas aqui desenvolvidas têm grande relevância e contribuição sociais”, destaca.
No prédio, irão funcionar Herbário, Casa de Vegetação, coleções científicas e didáticas de Paleontologia, Geologia, Zoologia, Botânica, Entomologia, laboratórios de Bioprospecção Molecular, Paleontologia e Entomologia.
"É perceptível que o Campus de Picos tem crescido bastante nos últimos anos, o que implica diretamente na existência de espaço físico e de infraestrutura disponível. Como coordenador do núcleo, percebi que o imóvel onde funcionavam alguns órgãos do governo do estado encontrava-se desocupado. E como a localização é vizinha ao Campus, surgiu a ideia, discutida com os demais docentes do Núcleo, de solicitar o imóvel ao governo do estado do Piauí", detalha o Prof. Paulo Victor de Oliveira, coordenador do Nupecinas.
Nupecinas - O Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do Piauí foi criado há quase 3 anos para reunir o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com certa afinidade, realizados por professores do curso de Ciências Biológicas. Além da pesquisa, o Núcleo desenvolve trabalhos de ensino e de extensão, voltados à comunidade e desempenhados pelos alunos sob orientação de professores do Nupecinas.
Recentemente, foi aprovada a criação de uma especialização em Biologia do Semiárido, que já teve início este semestre, com sua primeira turma. O Núcleo possui ainda uma revista eletrônica chamada Biosphere Comunicações Científicas, que está recebendo artigos para publicação, disponível na página de revistas eletrônicas da UFPI.