Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos recebe cessão de prédio para abrigar Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do PI

Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 18h43

O Curso de Ciências Biológicas, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), em Picos, passa a contar com prédio, cedido pelo governo do estado, para abrigar as atividades do Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do Piauí (Nupecinas).

A conquista do imóvel é fruto da mobilização de professores do curso, com apoio do diretor Pró-Tempore do CSHNB, Juscelino do Nascimento, e da Administração Superior da UFPI, que obteve do Governo do estado cessão de uso do imóvel, localizado próximo ao Campus, pelos próximos 20 anos.

Com área total de aproximadamente 4.300 m², o prédio fica na Rua Senador Helvídio Nunes S/N, Bairro Junco, na BR-316. O imóvel já sediou o EMATER, mas está sem uso há alguns anos. O prédio está disponível para uso pela Universidade, mas precisará passar por algumas reformas.

IMG 20210831 WA0010

Cessão do prédio foi comemorada durante visita do reitor Gildásio Guedes ao Campus, em 27 de agosto

A cessão do imóvel foi comemorada durante visita ao Campus de Picos do Reitor Gildásio Guedes, que esteve reunido com a direção do CSHNB e com professores do curso para tratar sobre os benefícios da parceria com o governo do estado. O acordo de cessão do prédio foi assinado no dia 6 de agosto.

Para o Diretor Pró-Tempore, Juscelino do Nascimento, a possibilidade de contar com o novo espaço, vai colaborar com o melhor desenvolvimento das ações do Núcleo.

WhatsApp_Image_2021-08-26_at_15.28.10_copy.jpeg

Diretor Pró-Tempore do Campus da UFPI de Picos, Juscelino do Nascimento

“A ação para a aquisição do prédio se deu por parte dos professores do curso de Ciências Biológicas. Quando assumi a Direção, em março, fui comunicado acerca do processo e viabilizei alguns procedimentos burocráticos junto à Reitoria. Como diretor, fico muito feliz por ver a possibilidade de o curso crescer e se consolidar ainda mais no cenário local, nacional e internacional, visto que as pesquisas aqui desenvolvidas têm grande relevância e contribuição sociais”, destaca.

No prédio, irão funcionar Herbário, Casa de Vegetação, coleções científicas e didáticas de Paleontologia, Geologia, Zoologia, Botânica, Entomologia, laboratórios de Bioprospecção Molecular, Paleontologia e Entomologia.

"É perceptível que o Campus de Picos tem crescido bastante nos últimos anos, o que implica diretamente na existência de espaço físico e de infraestrutura disponível. Como coordenador do núcleo, percebi que o imóvel onde funcionavam alguns órgãos do governo do estado encontrava-se desocupado. E como a localização é vizinha ao Campus, surgiu a ideia, discutida com os demais docentes do Núcleo, de solicitar o imóvel ao governo do estado do Piauí", detalha o Prof. Paulo Victor de Oliveira, coordenador do Nupecinas.

Nupecinas - O Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do Piauí foi criado há quase 3 anos para reunir o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com certa afinidade, realizados por professores do curso de Ciências Biológicas. Além da pesquisa, o Núcleo desenvolve trabalhos de ensino e de extensão, voltados à comunidade e desempenhados pelos alunos sob orientação de professores do Nupecinas.

Recentemente, foi aprovada a criação de uma especialização em Biologia do Semiárido, que já teve início este semestre, com sua primeira turma. O Núcleo possui ainda uma revista eletrônica chamada Biosphere Comunicações Científicas, que está recebendo artigos para publicação, disponível na página de revistas eletrônicas da UFPI.