Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor e prefeito de Teresina fazem plantio de 300 mudas de árvores no Campus Ininga

Última atualização em Domingo, 29 de Agosto de 2021, 18h22

WhatsApp_Image_2021-08-29_at_10.45.50.jpeg

Reitor Gildásio e o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Leal

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Leal, realizaram neste domingo (29/08) o plantio de mudas de árvores em área do Campus do bairro Ininga. O plantio simbólico ocorreu no Setor de Esporte da Universidade, junto ao Complexo de Badminton, e faz parte das comemorações do aniversário de 169 anos da capital piauiense. Também simboliza as ações da UFPI, que, com Gildásio Guedes, abraçou projetos inovadores como a criação de um grande Parque Ambiental no campus.

WhatsApp_Image_2021-08-29_at_17.51.07.jpeg

“É um gesto que tem grande representatividade porque chama a atenção para a necessidade de cuidarmos da vida, da natureza”, disse o reitor Gildásio Guedes. O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância de conciliar as ações de desenvolvimento com a necessária preservação do meio ambiente, traduzido no plantio das 300 mudas no Campus Ininga.O deputado Henrique Pires (MDB) também esteve presente, representando a secretária municipal de Meio Ambiente, Elisabeth Sá. “Aqui estamos plantando a determinação de fazer de Teresina outra vez a Cidade Verde”, disse.

O reitor Gildásio Guedes falou do projeto do Parque Ambiental, que vai ocupar uma área inicial de 27 hectares em pleno campus da Ininga, contando com equipamentos de uso comunitário, desde ciclovias, parques infantis, passarelas e um mirante. “É a Universidade pensando no todo, olhando para a comunidade interna e também para a comunidade em geral”, afirmou o reitor, lembrando que o espaço vai contemplar ensino, pesquisa, extensão e vivência cidadã.

WhatsApp_Image_2021-08-29_at_10.45.51_1.jpeg

As mudas plantadas no Setor de Esportes são de árvores nativas da região, como oiti, angico e caneleiro. Dr. Pessoa disse ainda que o evento assinala de forma mais forte o esforço tanto da UFPI quanto da prefeitura no sentido de construir parcerias para a viabilização de ações do mais alto interesse da sociedade. “Estamos aqui pensando na UFPI, em Teresina e no Piauí”, disse o prefeito.

WhatsApp_Image_2021-08-29_at_17.51.11_copy.jpeg

Também participaram do evento a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Kelly Palombit; a chefe do Departamento de Educação Física, Dionis Machado; o Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Fenelon Rocha; o diretor do Complexo de Badminton, Sérgio Galan; o prefeito universitário, Alessandro Rhadamek; e do professores Arquimedes Cardoso e Carla Leite, eleitos diretor e vice-diretora do CCS.