Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Exposição ''Nós do Mundo'' é aberta à visitação

Exposição ''Nós do Mundo'' é aberta à visitação

A exposição "Nós do mundo", da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi aberta oficialmente à visitação pública com a presença de representantes da administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da equipe técnica da Fiocruz e de profissionais da área da saúde. A mostra integra as ações de instalação da sede da Fiocruz-Piauí e encontra-se montada no Espaço Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, até o dia 17 de novembro de 2013, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h.

"Nós do Mundo" é uma exposição educativa e busca estimular a reflexão sobre "nós" (seres humanos) e o "nós" (problemas) existentes na forma como as pessoas se relacionam com o planeta. É composta por painéis que discutem a relação do homem com a natureza por meio de imagens, áudio, vídeo e atividades interativas. A Vice-reitora da UFPI e reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, expressou a alegria da Instituição em receber a exposição, que pela primeira vez é montada no Nordeste: "É um privilégio para a Universidade e para o Piauí receber a exposição que traz uma abordagem interessante e atual da relação do indivíduo com o planeta. Os que visitarem ficarão encantados, assim como eu fiquei". Nadir Nogueira destacou ainda que a mostra é uma oportunidade para os visitantes refletirem sobre suas práticas ambientais.

Além de painéis e módulos interativos, a mostra traz também o documentário "Vozes do Clima: Semi-Árido", da Pindorama Filmes, que trata de aspectos específicos da região Nordeste. A curadora da exposição e coordenadora do Serviço e Educação em Ciência e Saúde do Museu da Vida/Fiocruz, Vanessa Guimarães, acredita que a sustentabilidade deve trabalhar com práticas adequadas às realidades e aos contextos locais. "Queremos fazer com que as pessoas pensem sobre as escolhas que fazem e no impacto que essas escolhas têm no planeta. As soluções nunca serão individuais, sempre serão coletivas. E a educação é muito importante nesse cenário. Nós entramos pelos olhos para chegar no coração das pessoas.", afirma Vanessa Guimarães.

Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), esteve presente na abertura da exposição e destaca a importância do evento para a região. "A exposição é muito apropriada para o Piauí, pois somos o berço do homem americano (referência ao Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, cidade onde a Fiocruz também desenvolve trabalhos). Desejamos que a exposição ajude na formação de plateia para eventos educativos e culturais", ressalta. Salmito destaca ainda que a implantação da Fiocruz no Piauí é uma grande oportunidade para que o Estado avance na área de pesquisa e cultura.

Alunos da UFPI integram a equipe de monitores da Exposição

Alunos de cursos de graduação da UFPI atuarão como monitores da exposição "Nós do Mundo", no horário das 09 às 17 horas, revesando em dois turnos. Como monitores, os alunos têm a função de acolher e orientar o público; além de coletar informações como perfil do visitante e catalogar as mensagens deixadas nas garrafas pets.

O Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, do Departamento de Medicina Comunitária e integrante da equipe itinerante da mostra, explica que os alunos da UFPI que têm interesse em trabalhar como monitor devem se dirigir às instalações da mostra e deixar seus dados. Os candidatos devem ter facilidade de se relacionar com o público, e receberão certificado de participação, bem como bolsa remunerada.

José Ivo define a parceria entre UFPI e Fiocruz como histórica e fundamental no desenvolvimento do Estado. "A exposição é mais uma etapa do processo que chamamos de institucionalização da Fiocruz no Piauí, que teve como início a oferta dos mestrados profissional e acadêmico. Estamos discutindo a oferta de cursos técnicos e de um doutorado interdisciplinar. E essa exposição vem ocupar mais um espaço da Fiocruz no campus da universidade como uma parceria voltada para produção, divulgação, socialização e inclusão das pessoas na tarefa do conhecimento", ressalta.

UFPI e Fiocruz-Piauí

A Universidade Federal do Piauí é parceira da Fundação Oswaldo Cruz na implantação da unidade da Fiocruz-Piauí. A disponibilização dos programas de pós-graduação (Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza e Mestrado em Medicina Tropical) foi o marco oficial da instalação da Fiocruz-Piauí, com aula inaugural realizada em agosto de 2013.

Além de colaborar com a infraestrutura física e humana para os programas de pós-graduação, a direção superior da UFPI disponibilizou, por meio de termo de concessão de uso, um terreno de 13 hectares localizado na Avenida Presidente Kennedy, para construção da sede física da Fiocruz-Piauí.