Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Primeira defesa de tese de doutorado do PPGTAIR aborda uso de métodos humanos avançados de cardiologia em cutias
Início do conteúdo da página

Primeira defesa de tese de doutorado do PPGTAIR aborda uso de métodos humanos avançados de cardiologia em cutias

Imprimir
Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 08h13

WhatsApp_Image_2021-08-24_at_18.50.22.jpeg

Nesta quarta-feira (25), às 14h, acontecerá a defesa de tese de doutorado sobre pesquisa pioneira no uso de métodos avançados de diagnóstico de cardiologia na espécie cutia, um roedor silvestre. Esta será a primeira defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os métodos aplicados na pesquisa foram desenvolvidos originalmente para serem utilizados em humanos e apresentaram êxito na aplicação à espécie animal. A defesa terá transmissão pelo Canal do PPGTAIR no YouTube.

A tese é intitulada “Parâmetros de arritmogênese e deformação miocárdica em cutias (Dasyprocta Prymnolopha) criadas em cativeiro”, do doutorando Charlys Rhands Coelho de Moura, sob orientação do Prof. Napoleão Martins Argôlo Neto. A defesa contará com participação de duas médicas veterinárias cardiologistas: Tatiana Champion, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/RS) e Anne Santos do Amaral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Também participarão os professores da UFPI, o médico cardiologista Carlos Eduardo Batista de Lima, professor associado de cardiologia, e o zootecnista e estatístico, José Lindenberg Rocha Sarmento.

Durante as pesquisas, uma das técnicas avançadas de diagnóstico em cardiologia, possíveis de serem aplicadas, foi a técnica 2D-STE optical-flow, com a utilização de um equipamento para a espécie humana, chamado MYLaB30. A técnica foi escolhida por ser a única que permite avaliar deformações em pequenas regiões do miocárdio (músculo cardíaco).

O Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-Tronco (NUPCelt), em parceria com o Núcleo de Estudos e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS), trabalha há anos com a validação da espécie cutia como modelo experimental, ou seja, um animal utilizado para estudar o desenvolvimento de doenças humanas. Por isso, a pesquisa da tese de doutorado foi desenvolvida com espécie cutia. Os animais tradicionalmente utilizados na pesquisa científica são ratos ou camundongos, por exemplo. Contudo, é mais difícil a aplicação de técnicas avançadas em cardiologia nesses animais por seu menor porte físico.

Do ponto de vista da medicina veterinária, o êxito da pesquisa ajudará a compreender melhor a biologia da espécie cutia, criando novas oportunidades para uso de ferramentas avançadas de diagnóstico em cardiologia nesses animais e, consequentemente, favorecendo o manejo de sua preservação.

 

Fim do conteúdo da página