Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada Aula Inaugural da Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos

Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 19h15

GERAL.png

Ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), em formato virtual, a Aula Inaugural do Curso de Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos, oferecido pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI) e pelo Centro de Ciências da Educação (CCE). A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal Ufpi TV.

A aula inaugural contou com a realização da palestra “A importância da educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pelo Prof. Henrique Zeferino Meneses, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro da Rede nacional de Desenvolvimento Sustentável.

A especialização tem caráter interdisciplinar, sendo destinada à capacitação de profissionais das áreas de Educação, Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Direito, Administração e áreas afins, de modo que atuem no mercado de trabalho de forma sustentável e inclusiva. O Curso terá duração de 18 meses, e as aulas acontecerão quinzenalmente.

Durante a transmissão, a coordenadora do Curso de Especialização, Cleânia Sales, manifestou sua gratidão pela realização da aula inaugural e destacou a relevância da proposta que o curso traz. “Vivenciar essa aula inaugural representa a realização de um sonho, tanto das pessoas que o idealizaram, como de alunos que vislumbraram nesse curso as chances de se qualificarem melhor, mas principalmente de oportunizar outras perspectivas de trabalho, numa atuação que os torne referência no mercado.”, afirma.

CURSO.png

Profa. Cleânia Sales, coordenadora do Curso de Especialização

O palestrante, Prof. Henrique Zeferino Meneses, ressaltou a importância da iniciativa de promover o curso de especialização, que caracteriza a UFPI como uma das pioneiras na proposta. Segundo o professor, “essa abordagem pretendida, que eu tenho certeza que será bem sucedida, tendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030, como um parâmetro para as discussões transdisciplinares e interdisciplinares dentro da Universidade, é algo que eu espero que seja mais vivenciado em outras universidades”.

PALESTRANTE.png

Henrique Zeferino Meneses, palestrante da Aula Inaugural

Participaram da aula inaugural, além do palestrante e da coordenadora do Curso de Especialização, Cleânia Sales, a Profa. Regilda Moreira-Araújo, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, representando o reitor Gildásio Guedes; o Prof. Luís Carlos Sales, pró-reitor de planejamento e orçamento da UFPI; a Profa. Eliana Alencar, diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE); a Profa. Josy Furtini, coordenadora adjunta do Curso de Especialização; o Prof. Marcelo Furtini, do Departamento de Construção Civil e Arquitetura; e o Prof. Samuel Pontes Nascimento, superintendente da FADEX. A programação contou ainda com uma apresentação musical e Vagner Ribeiro. Numa interpretação da canção “Matança”, do compositor Jatobá.

Regilda Reis, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, destaca a inovação que a proposta do curso carrega, bem como as perspectivas de aplicação do seu ensino na própria UFPI. “Trata-se de uma especialização de cunho interdisciplinar e inovadora, justamente pela proposta que seu tema carrega. Além disso, é um curso necessário, pois o tema sustentabilidade é altamente necessário e atual. E uma das metas do nosso reitor para a UFPI é a criação de um parque ecológico e ambiental, que mostrará toda a biodiversidade que temos em nossa Universidade. Esse também será um projeto no qual os futuros egressos desse curso poderão atuar a partir da experiência dessa especialização”, explicou.

PRPG.png

Profa. Regilda Moreira Araújo, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação