Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe diretor da Fundação Alemã de Amparo à Pesquisa para parcerias

UFPI recebe diretor da Fundação Alemã de Amparo à Pesquisa para parcerias

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a visita do diretor do escritório da Fundação Alemã de Pesquisa Científica (Deutsche Forschungsgemeinschaft- DFG, em alemão) no Brasil, Dr. Dietrich Halm. A DFG é a principal organização de fomento à pesquisa na Alemanha e a maior da Europa; reúne universidades e o governo alemão. O objetivo da visita é formar cooperação entre a DFG e as instituições acadêmicas piauienses. Estiveram presentes no Salão Nobre os reitores da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Francisco Santana, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira da Silva, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI), Bárbara Melo e professores das instituições citadas.

Dietrich Halm fez uma apresentação sobre as possibilidades de cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e a DFG, que investe em programas de excelência científica de universidades parceiras e oferece impulso à cooperação científica internacional. "A entidade apóia projetos de pesquisa sobre base competitiva em todas as áreas das ciências através de programas de inicialização e intensificação de cooperações bilaterais, oferece apoio a jovens pesquisadores e programas de Doutorado e Pós-Doutorado", explicou Halm.

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, na ocasião expos os avanços institucionais dos últimos anos. "A universidade cresceu em todos os indicadores. Na graduação, tínhamos em 2005, 49 cursos e hoje temos 99. São cerca de 22 mil alunos na graduação e quase 1.000 na pós-graduação. Ampliamos o Programa de Iniciação Científica e o levamos para todos os campi da instituição. Até 2007, não possuíamos nenhuma patente. E atualmente, temos 17 patentes registradas, além de dois softwares", disse o reitor.

A UFPI investe no intercâmbio de conhecimento entre discentes, docentes e instituições estrangeiras como forma de fortalecer o ensino; sendo a internacionalização a quarta missão da universidade. O desenvolvimento de convênios de mobilidade internacional surgiu a partir do ingresso da UFPI em associações de cooperação internacional como os grupos Tordesilhas e Coimbra Universidades Brasileiras. "Inicialmente firmamos parceria com o Santander para o intercâmbio acadêmico em universidades portuguesas, ingressamos no grupo Coimbra Universidades Brasileiras e, agora, participamos do ‘Ciência sem Fronteiras' do Governo Federal", afirmou Luiz Júnior.

Mais informações sobre a DFG no site www.dfg-br.com