Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI irá sediar o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJOR)

UFPI irá sediar o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJOR)

Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h10

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá sediar o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJOR) da Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (ABEJ). A candidatura da Universidade para receber o evento foi aprovada por unanimidade durante a edição de 2021 do encontro. Na UFPI, a próxima edição está prevista para ocorrer em abril de 2022.

No próximo ano, o ENEJOR traz como novidade a mudança do nome do evento, aprovado em assembleia. Também foi aprovada a criação de um grupo de trabalho para apresentação de pesquisas de estudantes de graduação. Antes, só eram permitidos os trabalhos apresentados por mestres ou doutores, ou graduandos acompanhados de orientador.

O anúncio da candidatura da UFPI como vitoriosa para sediar o evento foi feito pelo presidente da ABEJ, Erivan de Oliveira, no encerramento da edição de 2021 do Encontro “Planejamos realizar nosso 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, que vai se chamar ENEJOR. E essa edição acontecerá em Teresina (PI), sediada na UFPI”, disse.

WhatsApp_Image_2021-08-16_at_15.12.23.jpeg

Prof. Silvio Barbosa, do Curso de Jornalismo da UFPI, e também coordenador da Rádio Universitária, foi responsável por propôr a candidatura da Universidade para sediar o Encontro

De acordo com o Prof. Silvio Barbosa, do curso de Jornalismo da UFPI, que propôs a candidatura da Universidade para receber o evento, a expectativa para a próxima edição é que o encontro seja o primeiro presencial pós-pandemia. Nos últimos dois anos, os encontros nacionais foram virtuais. “Em 2022, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) pretende que o evento sediado pela UFPI seja presencial, dependendo das condições permitidas pela pandemia. Caso não seja possível, o evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, com alguns professores presentes na Universidade, diretamente do nosso anfiteatro, com transmissão ao vivo pela internet, por meio do site da ABEJ, do Facebook e do Instagram, para todos os congressistas.

Silvio destaca ainda a importância de um evento em nível nacional ocorrer na UFPI, que contará também com contribuições de profissionais internacionais. “Trata-se de um encontro com um foco muito mais amplo, com conferencistas internacionais. Os últimos dois eventos tiveram participação de profissionais de Portugal, e pudemos analisar o ensino de jornalismo naquele país, por exemplo”, explica.

A última edição do evento foi finalizada no dia 11 de agosto de 2021, com participantes de renome em níveis nacional e internacional, composto por seis mesas de debates e conferências, além de 58 apresentações de trabalhos acadêmicos, reuniões e lançamentos de livros.