Inicia nesta segunda (16) envio de documentação para avaliação dos requisitos de matrícula institucional

Começa nesta segunda-feira (16) e segue até às 12h desta terça (17), o prazo para submissão de documentos para avaliação dos requisitos de Matrícula Institucional de todos os candidatos (Ampla Concorrência e Cotas). Candidatos que tiverem documentação indeferida terão até às 12h do dia 18 de agosto para formular e enviar recurso. Os resultados dos recursos serão divulgados até às 20h do dia 18/08. Para candidatos cotista, o envio da documentação de matrícula institucional é antecedida pela submissão e aprovação dos documentos que comprovam requisitos para ocupar vagas reservadas. 

Confira aqui o cronograma prorrogado pela Universidade no dia 12 e agosto.

Ao todo, são oferecidas 2.148 vagas para 50 cursos de graduação modalidade presencial dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. Candidatos não selecionados na Chamada Regular têm prazo até dia 16 de agosto para manifestar interesse em participar da lista de espera, no site do SISU. A UFPI costuma fazer 4 convocações da Lista de Espera.

Submissão de documentos - Para candidatos selecionados às cotas (renda, deficiência e/ou etnia e raça), o primeiro passo foi enviar documentos para comprovar os requisitos para ocupar as vagas reservadas. Depois, inicia a etapa de submissão de documentação básica para solicitar a matrícula institucional em si, tanto para candidatos cotistas (com documentos aprovados) quanto para os candidatos à ampla concorrência. Tudo é feito on-line no site de matrículas da UFPI.

Na UFPI, a primeira etapa da matrícula é chamada de "institucional" e tem o objetivo de vincular o estudante à Universidade. Há ainda a segunda etapa da matrícula, que vincula o aluno às disciplinas, chamada de “matrícula curricular", a ocorrer de 24 a 27 de janeiro, segundo o Calendário Acadêmico de 2021, também on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA). 

Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e ainda para pessoas com deficiência. 

As aulas do período 2021.2 na UFPI estão previstas para iniciar dia 7 de fevereiro de 2022.

Confira os documentos ja publicados do SISU 2021.2:

Edital UFPI Nº 9/2021 - normas e critérios de seleção para o SiSU/UFPI 2021.2
Anexo II a XIII - Documentos e declarações SiSU 2021.2
Edital PREG/UFPI nº 30/2021 - Procedimentos e Cronograma SISU 2021.2 para Chamada Regular

Clique AQUI e confira a playlist com tutoriais de como realizar a matrícula.

Dúvidas? Envie uma mensagem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..