Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Direito da UFPI potencializa produção de pesquisas na área

PPG em Direito da UFPI potencializa produção de pesquisas na área

Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h05

IMG 20210813 WA0005

Funcionando desde 2019, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem se consolidado e potencializado importantes pesquisas envolvendo a área. O Programa conta com 13 docentes permanentes, 40 mestrandos regularmente ativos e articula a criação de doutorado na área para os próximos anos.

Com o mestrado, é possível a construção de um perfil de egressos mais especializados, preparados e aptos a contribuir significativamente com a profissão e ciência, atuando na produção cientifica e docência, por exemplo. Para além disso, fundamental observar que o Programa tem gerado diversos impactos positivos a curto, médio e trará a longo prazo, como: a qualificação dos próprios docentes, aprofundamento de pesquisas jurídicas locais e regionais e a integração dos estudantes locais com instituições nacionais.

Importante ressaltar que o mestrado acadêmico em Direito da UFPI é o primeiro da história do Piauí inteiramente do estado, uma vez que os outros que existem são interinstitucionais, organizados por instituições de outros estados. O da UFPI ainda traz outro elemento indispensável: é totalmente  gratuito, permitindo o acesso igualitário para  aperfeiçoamento dos conhecimentos na área.

O Programa teve como primeiro coordenador o professor Nelson Juliano Cardoso Matos e, atualmente, quem está à frente é o docente Éfren Paulo Porfírio de Sá Lima. Os 14 alunos da primeira turma concluíram o Mestrado em dezembro de 2020, comprovando a eficácia e comprometido da Instituição e dos discentes com a propagação do conhecimento cientifico. Quanto às linhas de pesquisa que possui, elas se dividem em três eixos temáticos: “Constituição, Democracia e Justiça”, “Efetividade do Direito na Ordem Social e Econômica" e “Ordem Privada”.

De acordo com o Coordenador-Adjunto do Programa, Prof. Nelson Juliano, o planejamento estratégico da Coordenação do Mestrado em Direito prevê brevemente a criação do Doutorado em Direito da UFPI. “Para tanto, a deputada federal Margarete Coelho destinou recursos do orçamento da União, por emenda parlamentar, para adequação da infraestrutura do mestrado”, compartilha.

Com programação e atividades que perpassam o ambiente da sala de aula, o professor Nelson acrescenta que, para além das informações disponíveis no site do mestrado, eventos são transmitidos nos canais do YouTube (UFPI TV e Faculdade de Direito da UFPI-FADI), bem como a divulgação de notícias no Instagram @ppgdufpi e @21republica.

Da seleção

A seleção para novos alunos é realizada todos os anos a partir do mês de setembro. O edital é publicado no sítio eletrônico do PPGD UFPI e na página geral da UFPI.